quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Uma honra


Antonio Caires

As  medalhas são exemplo da superação de Antonio e de sua dedicação ao esporte.

Com muitas surpresa e de certa forma incrédulo, recebi a informação que todos os corredores  inscritos na São Silvestre, receberão suas medalhas de participação na prova do dia 31 quando foram retirar seus "kits", dias antes da prova.

Esta pratica é o oposto de “a ordem dos fatores não altera o produto”, o produto final ficará muito prejudicado, é um desrespeito as motivações de cada corredor, cada pessoa que durante o ano dedicou tempo, esforço para se apresentar em boas condições e qualidade física e emocional para após cumprir o percurso ter a alegria e a recompensa representada na medalha – o prêmio merecido após ter vencido as suas dificuldades e ter atingido o objetivo.
A participação tão importante para milhares de corredores tornou-se algo sem brilho – o prazer  e o orgulho de olhar para a medalha e sentir todo o esforço e satisfação que ela representa para  cada um  se esvaziou.
A medalha, o justo premio  pela participação e não simplesmente um item do Kit, seria menos desrespeitoso a não entrega de medalha, diminuindo o valor das inscrições.
Precisamos resgatar qual é o significado desta magnífica prova de rua, a mais importante do Brasil e que consta no calendário mundial como uma das mais tradicionais, não sou contra os avanços e a modernidade, sou a favor dos valores que devem nortear a pratica esportiva e valorizar os praticantes, a grande massa que da sustentação a realização a um evento como este me parece que esta sendo considerada como peça coadjuvante, de importância secundária, outras variáveis são mais valorizadas.
Participamos desde muito anos da Maratona de Nova York, e cerca de 40.000 corredores recebem suas medalhas após a prova em um dos lados do Central Park, em Milão na Stramilano  Popular correm 50.000 pessoas que terminam a prova na Arena Civica, um pequeno campo de futebol e todos os participantes recebem suas medalhas mais um kit com lanches -  lembranças.
Os 142 atletas de elite fazem parte do espetáculo no qual a grandiosidade maior é garantida pela participação do povão, de uma forma democrática congregando pessoas das mais diversas partes do pais – de diferentes profissões – nível cultural educacional.
A desculpa que a entrega iria atrapalhar a festa do reveillon  é uma forma de desprestigiar a São Silvestre, poderia ter sido planejado um local em um rua transversal da Paulista e cerca de 500 metros depois da linha de chegada.
O que é mais importante para milhares de corredores? Receber sua medalha depois de estafante espera no calor da largada e correr um percurso tão difícil ou assistir o reveillon.
Apego-me ao significado de honra, pois a medalha é uma honraria, o premio é uma honraria, significado de dignidade própria, consideração ou homenagem a virtude às boas qualidades do homem. Nada disso foi considerado  pela organização da prova quando decidiram um novo conceito para a MEDALHA, simplesmente faz parte do Kit....corra ou não.
Lamento muitíssimo e espero que para 2011 haja interesse em pensar numa solução mais inteligente e respeitosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.