Carlos Lopes |
Fernando Mamede |
Rosa Mota |
Repetições em 200m - 10 a 20 vezes ajuda a exercitar-se no nível anaeróbio, em menor número de vezes melhora a condição de velocidade..
Repetições em 400m - 10 20 vezes ajuda o desenvolvimento anaeróbio, tomar muito cuidado neste tipo de treinamento.
Repetições em 400m - 4 a 6 vezes em ritmo de competição, cria uma noção de competição.
Repetições em 800m - 600m com 50% da intensidade - 200m esforço no limiar dos batimentos cardíacos, promove o desenvolvimento da parte final da prova, melhora a coordenação e tem efeito anaeróbio.
Repetições de 1200m - feitos 3 ou 4 vezes dão noção de ritmo e coordenação.
Sprints de 50 a 60m - 6 a 10 vezes quando lançados acostumam os atletas a condição de arranque e variação das passadas durante a prova tanto na rua como na pista.
O corredor e o treinador devem fazer um controle rígido sobre os batimentos cardíacos observando e colocando em prática a recuperação do atleta ( só repete o tiro quando a FC estiver igual ao inicio do treinamento).
Corridas em grupo formando revezamento na raia externa da pista ritmo de percurso: correm 8 a 10 minutos passando o bastão, após isto fazem caminhadas durante 8 a 10 minutos e repetem.
No primeiro mês de treinamento fazendo treinos de pista 3 a 4 por semana, permite uma boa recuperação e a cada semana pode-se aumentar a intensidade.
Os atletas devem ser orientados pelo técnico a respeitarem o treino proposto, eles devem saber que a obediência e disciplina melhorará a performance e conseqüentemente os resultados.
Estes tipos de treinamento sempre foram feitos pela escola portuguesa de atletismo que revelou campeões como Rosa Mota, Carlos Lopes, Manoel Faria, Fernando Mamede e muitos outros.
Carlos Ventura - Carlão
Muito legal Carlão! Faz um ano que treino com planilha e desde o começo meu treinador escala este tipo de treino visando exatamente o que vc postou. E de fato, melhorei muito em rendimento, em coordenação e chegada nas provas.
ResponderExcluirvaleu pela dica!
Pri