sábado, 11 de dezembro de 2010

Indios na São Silvestre


Em 1982, A Gazeta Esportiva, convidou alguns índios da tribo Xavantes e Terenas para virem para São Paulo e correr a São Silvestre, eram cerca de 25 a 30 guerreiros, todos com suas indumentárias típicas, nos passeios, nos treinos na corrida, isto já havia acontecido em 1962.
O grupo era chefiado pelo vice-cacique Manoel Tsareio Tserewatsa, e eles vinham de São Marcos, na Barra do Garça em Mato Grosso
Esta idéia que achei brilhantíssima partiu dos empreendedores da Gazeta Esportiva Dr. Carlos Joel Nelli e do Dr.Olimpio de Sá, dirigentes e jornalistas esportivos de muita visão.
Recebi o honroso convite para dar uma supervisionada nos treinos que eles fariam, em um sábado de sol, por volta das 7:30 da manhã, alguns dias antes da São Silvestre, juntamente com outros 6 atletas da minha equipe, todos  humildes e colaboradores fomos para a Pista do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa no Ibirapuera, fui buscar os 6 atletas colaboradores no meu velho fusca verde, bastante sujo e não muito cuidado.
Quando estávamos chegando nas imediações do Centro Olímpico, na Av. Ibirapuera, quase na esquina da Rua Pedro de Toledo, havia uma batida policial, fui parado e os policiais determinados perguntaram onde íamos, quem éramos, pediram documentos e eu estava sem, havia esquecido em casa.
Confesso que nossa aparência não era das melhores, corredores de fundo, professor de educação física, roupas  muito simples, chinelos, tênis de quem treina, ou seja, gastos, feios, enfim parecíamos 7 pessoas dentro de um "fusca" com aparência duvidosa.
Fomos obrigados a descer do "fusca" e colocados junto a cerca da Secretaria Municipal de Esportes, com os braços erguidos, começou a "revista".
Eu era o chefe da "turma", um dos policiais se dirigiu a mim e disse:
Onde os senhores vão?
Respondi inocentemente: vamos dar treinos para os Índios Xavantes, levei uma pancada de cassetete do gentil homem da lei.
Mas Deus sempre ajuda as pessoas, principalmente corredores de rua e professores de educação física.
Por uma incrível coincidência passava pela Av. Ibirapuera, nosso estimado amigo Julio Deodoro, hoje Superintendente de a Gazeta Esportiva, que parou se carro e dirigindo-se aos policiais disse:
São corredores com seu treinador e estão indo para pista do Centro Olímpico para treinarem os Xavantes convidados para a São Silvestre. Naquele momento com muita alegria percebi que estamos salvos.
São curiosidades do mundo do esporte, que nos dão mais vontade de lutar para conseguirmos nossos objetivos, lembro com muito carinho daquele dia, dos atletas que estavam comigo.
Devo esclarecer que todos nós cabíamos no "Fusca" e a policia estava cumprindo sua obrigação.
Carlos Ventura - Carlão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.