Overtraining é uma designação do resultado do excesso de treinamento, este resultado pode ser físico ou mental.
O organismo do atleta recebe os reflexos negativos por inteiro como uma grande estafa. Normalmente isto ocorre quando o atleta não respeita os parâmetros de pausas e de recuperação adequados.
Corredores que ainda não atingiram o nível de alta performance devem respeitar um intervalo de pelo menos 12 a 14 horas entre uma atividade de treinamento ou de competição. À medida que os treinos ficam mais duros mais intensivos, mais cansativos, este intervalo deve ser prolongado.
Não respeitar esta sistemática acarretará estafa física e mental e o rendimento diminuirá pouco a pouco.
Segundo médicos especialistas da área esportiva, overtraining é o resultado de esforços muito intensos que ultrapassam a capacidade do organismo de se recuperar, causando inclusive efeitos psíquicos.
O atleta pode apresentar todos ou alguns sintomas resultantes do excesso de atividade física, como aumento da freqüência cardíaca em repouso, demora da freqüência cardíaca após o exercício em voltar a normalidade do repouso, perda do apetite, insônia, perda de peso, ansiedade excessiva, depressão, irritação, sensação de fadiga, momentos de excessiva alegria, momentos de falta de educação, comportamentos anti-sociais, aparecimento de pequenas lesões.
Ás vezes um excesso de atividade pode apresentar resultantes negativas muitos anos depois.
É recomendável durante todo o período de treinamento intenso, repouso, boas horas de sono, alimentação adequada.
Não existe na literatura cientifica, uma terminologia sobre OVT, pois pesquisadores não discriminam o processo de sobre carga no treinamento em longa duração também denominado como "stalaness".
Durante o processo de treinamento excessivo onde o atleta está motivado e ocorre o OVT, na seqüência devido aos excessos entra no processo de "burn out", é o momento que o individuo perdeu toda a sua motivação para correr, jogar, nadar, lutar, pode até abandonar o esporte.
Dentro deste polêmico assunto sobre excessos e suas conseqüências, pode acontecer o "overreaching" (OVR) que é um OVT de curta duração, um desempenho ruim devido uma sobre carga intensa, após um período de recuperação.
O técnico, o personal que prescreve uma planilha, um treinamento tem a mesma responsabilidade de um médico prescrevendo uma receita ou dando uma orientação.
O Educador Físico, também é da área de saúde.
Carlos Ventura - Carlão
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.