quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Consolação X Brigadeiro

 Em 1973, o atleta bi campeão olímpico da Finlândia nos 10.000m, Lasse Virem veio ao Brasil para correr a São Silvestre, ele foi o quinto classificado naquele ano que teve como  campeão Victor Mora da Colômbia, em segundo lugar Palomares do México, Carlos Lopes de Portugal foi o terceiro colocado, para se ter uma idéia do nível da São Silvestre naquele ano, Gaston Roelants da Bélgica foi o sétimo colocado o melhor brasileiro classificado foi o José Romão de Andrade em décimo primeiro lugar.

    Aprendi com Lasse Virem uma lição que somente deu
    bons resultados e passamos a colher vitórias a partir de 1980. Assisti uma entrevista de Lasse Virem (foto) depois da prova e ele dizia que para "se ganhar a São Silvestre era mais importante saber descer a Brigadeiro Luiz Antonio do que tentar mudar o ritmo na subida da Consolação".
Naquele tempo a São Silvestre tinha o percurso ao contrario de hoje, descíamos a Brigadeiro, subíamos a Consolação.
A grande maioria dos corredores que disputarão a São Silvestre dia 31, esta preocupada com a subida da Brigadeiro, entretanto o segredo não esta nesta difícil subida, o segredo esta na descida da Consolação onde atletas menos experientes, entusiasmam-se com a descida e tentam se posicionar na frente já nos primeiros quilômetros, isto é um erro.
Na preparação do nosso bi campeão da prova o Zé João, que subiu ao "podium" cinco vezes, a nossa preparação era de estabelecer um ritmo constante na descida da Brigadeiro, sem ansiedades ou excessos, guardando energias físicas e mentais para subir bem a Consolação, tanto é que em 1980, quando venceu a prova acabando com um jejum de 34 anos de vitória do Brasil, subiu a Consolação em terceiro e quarto lugar, somente superando o atleta da Alemanha pouco antes da Paulista, e vindo para cima do Mamede de Portugal e do colombiano Salazar já perto do Masp, faltando 650 metros para acabar a prova.
O segredo para esta vitória foi equilíbrio de ritmo na descida da Brigadeiro e não a tentativa de se superar na subida da Consolação.
Os corredores que aspiram bons resultados, devem se preparar para atacar a Brigadeiro, mas somente terão sucesso se souberem descer comedidamente a Consolação.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.