quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Cãibra

Não existe nenhuma pessoa e muito menos um atleta, amador ou profissional que não tenha sofrido problemas de cãibra.
Afinal, o que  é a cãibra e de que forma ela ocorre, como evitá-la?

Esta coisa indesejável acontece, às vezes sem que estejamos fazendo nenhum tipo de atividade física, podemos estar sentados, deitados, dirigindo, e ela vem de forma repentina, sempre de surpresa.
Para pessoas que correm ela é uma ameaça constante e perigosa.
A cãibra acontece repentinamente devido a um espasmo muscular, independente de nossa vontade.
Ela se origina da falta de hidratação adequada e a diminuição no nosso organismo de elementos como potássio, sódio, também devido ao esforço muscular excessivo, nossos músculo entram em situação estresse.
Para atenuar a dor e o desconforto, no momento que ela aparece devemos contrair os músculos que atuam no sentido oposto ao músculo que está com cãibra, denominamos estes músculos como antagonistas, este procedimento alonga o músculo que está dolorido, diminuindo a dor de maneira eficaz.
Para evitarmos o aparecimento de cãibras, devemos orientar nossos atletas, nossos alunos a:
  • fazer um bom aquecimento
  • um alongamento adequado
  • hidratação, antes, durante e após a atividade física.
Quando do surgimento desta incomoda visitante, é também aconselhável uma leve e lenta  massagem com pressão sobre o local dolorido, de forma circular.
Diante do pequeno problema como a cãibra, verificamos o quanto é importante a alimentação, principalmente dos atletas que a todo o momento estão testando sua performance física no limite.
A medida que você respeita seu corpo, hidratando-o, alimentando-o adequadamente, fazendo esforços devidamente programados, evitará estas situações delicadas e indesejável.

                                        Carlos Ventura - Carlão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.