domingo, 12 de dezembro de 2010

Paul Tergat, um verdadeiro campeão

Milão - 2001

Felizmente nosso amigo Paul Tergat, sobreviveu a um acidente automobilístico quinta feira, dia 9 de dezembro em Eldoret no Quênia, seu carro bateu de frente com um caminhão, o campeão teve escoriações na perna direita e na cabeça, mas para a felicidade de todos nós salvou-se, segundo ele foi um milagre não ter morrido.
Paul sempre foi um grande e particular amigo. Na década de 90 eu estava participando como técnico da Maratona de Praga, na Republica Checa, estava  em um carro da organização que seguia a frente dos corredores.
Ao meu lado um senhor de barba branca, era o técnico de Tergat, Dr. Gabrielle Rosa, médico cardiologista um dos melhores técnicos de maratonistas do mundo, proprietário de um Centro de Treinamento de Maratonas em Brescia, perto de Milão,  foi quando conheci este técnico de quenianos.
Perguntei a ele porque não enviava um dos seus atletas para a São Silvestre, muito gentilmente disse que entraria em contato com a organização para enviar um atleta queniano.
E assim um queniano chamado Paul Tergat começou vir ao Brasil para correr nossa principal prova pedestre, fiquei bastante feliz com a idéia que deu certo.
Dr. Rosa também veio, participou, de uma clinica que organizei e deu algumas diretrizes sobre treinamentos.
A carreira de Paul Tergat sempre foi maravilhosa, venceu a SS em 95,96,98,99,2000, na vez que perdeu teve um contra tempo na subida da Brigadeiro, mas alguns dias depois no Uruguai venceu a San Fernando demonstrando toda a sua técnica.
Este queniano super campeão foi medalha de prata nos 10000m na Olimpíadas de Atlanta (96) e Sidney,(2000).
Foi recordista mundial da meia maratona, em 96 com 59:22 na Stramilano, correu ainda Milão para 59:17 em 98 (record mundial) campeão mundial de Cross-Country em 95,96,97,98,99.
Quando vinha para a São Silvestre era sempre nosso companheiro, com Frederico filho do Dr. Rosa, também médico, para jantarmos na casa do José João ou nos confraternizamos na Churrascaria " Jardineira " na Av. dos Bandeirantes.
Certa feita após a Stramilano me disse que gostaria de falar comigo, com muita humildade trouxe dentro de uma sacola, uma pequena estatueta de um animal africano me disse que sua esposa Monica havia feito e que ele estava me presenteando.
Em um momento destes que analisamos um verdadeiro campeão, simplicidade, humildade e generosidade.
Devido a tudo isto estou prestando minha homenagem a um grande amigo, que sobreviveu a um acidente grave e continuará sendo exemplo para todos nós, técnicos, atletas, apaixonados por corridas.

Carlos Ventura - Carlão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.