Enquanto o dia 31 de Dezembro se aproxima, milhares de corredores começam a refletir sobre a corrida que farão no último dia do ano, na verdade é uma espécie de vestibular para 90% dos participantes desta mais importante corrida de rua do mundo.
Na reflexão de cada um começa a análise de seu estado físico, psicológico, e o controle natural da ansiedade que com certeza já esta acontecendo.
Existem fatores que reduzem o rendimento como por exemplo: forma de vida, meio ambiente, estado de saúde. Como técnico com muitas S.Silvestres feitas e vitoriosas, faço uma pequena lista para o corredor analisar:
- Descanso noturno insuficiente, vida diária irregular,consumo de álcool e nicotina, conviver, com barulho, aglomerações, iluminação insuficiente, falta de tempo livre, vida sobrecarregada de tarefas, supersolicitação dos familiares, tensão com esposa, filhos, sogra, cunhado, vizinhos, tristeza no amor, ciúmes, dissabores profissionais, falta de vitaminas, notas baixas na escola, excesso de estímulos com televisão e internet, febre, resfriados, problemas com alimentação. Procure verificar o que você pode excluir de tudo isto, quanto mais itens você eliminar melhor performance terá.
- Pense, você vai participar da prova pedestre mais importante do ano.
Vá como atleta seja qual for sua qualificação, tênis, calção, camiseta.
Não se exponha ao ridículo, usando fantasias para aparecer, não estamos num baile á fantasia, corredor é corredor, seja o campeão de sua rua, de sua casa de sua família, de você mesmo. - Faça o percurso de 15 km com equilíbrio, ritmo, guarde energias para subir bem a Brigadeiro e entrar na Paulista, de cabeça erguida e vitorioso, seja positivo.
- Alguns, corredores na hora da largada saem feito crianças a toda velocidade, para que? Afinal são 15 km de esforço, em qualquer posição estabeleça a sua corrida não o ritmo dos seus adversários.
Vamos lembrar da filosofia de Pierre de Coubertin
“ o importante é participar”.
Faltam 10 dias, desejo uma boa São Silvestre, ouvindo a Jovem Pan onde Wanderley Nogueira e eu estaremos com toda a equipe da rádio lhe incentivando.
---------\\\\|/---------
ResponderExcluir--------(@@)-------
---ooO--(_)--Ooo-
Caro amigo Carlão muito boa a dica já corri a S.Silvestre 04 vezes (Anos 2002, 2003, 2004 e 2005) pois quando éramos 15mil como a Yescom passou a organizar esta corrida piorou e acredito que esta será a minha última participação nessa prova, pois o corredor amador sofre chegando cedo, ficando embaixo de sol ou pegando chuva é o corredor amador que faz a festa e não os corredores de elite, pois eles chegam a hora que quer e tem as suas regalias e quando um corredor amador corre ele vai em busca de superação, ele ama correr e quando ele concluí a prova ele recebe a sua suada medalha, este ano a Yescom fará os corredores de palhaço, pois ela este ano inovou entregar a MEDALHA junto com o kit da corrida, muitos corredores estão revoltados com essa situação e muitos já disseram que vão protestar correndo com nariz de palhaço e muitos disseram que não corre a glamourosa S.Silvestre eu inclusive sugeri a todos os corredores que fizessem uma faixa para protestar a Yescom nào respeita os corredores o que ela tá alegando é que na chegada dos corredores outras pessoas estarão chegando na Av. Paulista para o Show da Virada e daí, cadê o respeito a nós corredores, sempre foi assim entrega a medalha após a corrida, com essa atitude vai ter corredor que vai pegar o kit com a medalha e se quiser nem corre e disse que correu é muita sacanagem isso...A Yescom disse que se entregar a medalha vai ser dificil para dispersão dos atletas e no regulamento diz que no final o atleta receberá um kit lanche, então quer dizer que a medalha congestionará a Av. Paulista e o kit lanche dado no final não congestionará??? Isso é conversa para boi dormir, pura sacanagem isso, estamos revoltados com esse tipo de situação alguma coisa tem que ser feita.
Bom meu amigo me desculpe o desabafo, lhe desejo a vc e sua família um abençoado Natal e um Próspero Ano Novo.
Jorge Cerqueira
www.jmaratona.com
Grande Carlão
ResponderExcluirTive a oportunidade de correr cinco vezes a S.Silvestre e é uma grande emoção. Só lamento que os interesses comerciais sejam maiores que os interesses técnicos. Correr às cinco horas (na verdade quatro) é um crime.
Mas vale mesmo a participação e a emoção de entrar na Paulista depois de quase pifar na subida da Brigadeiro e completar o percurso.
Grande abraço
Dante