Christa Valensieck |
Nós brasileiros temos como característica não preservarmos história, não valorizarmos acontecimentos passados, o que vale é o momento.
Esta maneira de apreciar as coisas faz com que nossos jovens tornem-se cada vez menos conhecedores do passado esportivo do Brasil, tão importante para nossa educação e cultura.
Esta maneira de apreciar as coisas faz com que nossos jovens tornem-se cada vez menos conhecedores do passado esportivo do Brasil, tão importante para nossa educação e cultura.
Sabemos sobre alguns ídolos do passado como Pelé, Ayrton Sena, é muito pouco diante de tantos outros. Esta falta de cultura esportiva é bastante ruim.
Observando este hiato que existe entre o passado e o presente, resolvi lembrar alguns fatos acontecidos no nosso atletismo.
Recordo a década de 1970, quando aconteceram algumas provas de atletismo pela primeira vez no Brasil e os seu vencedores, provas que vieram para desafiar alguns tabus em função do grande desgaste e desafios, mostrando alguns traços de preconceito e machismo dos brasileiros. Até então mulheres não participavam, no Brasil, de provas de distâncias mais longas ou que exigisse um esforço maior como por exemplo os 3000 metros, 400 metros sobre barreiras.
Foi neste clima de desconfiança que um grupo de Técnicos e Atletas se atreveu a desafiar estes tabus. Minha atleta, Valdete Constantino da Silva da Equipe do General Motors de São Caetano, foi a primeira mulher a correr e vencer uma prova de pista nos 3000m, foi no Esporte Clube Pinheiros a pista ainda era de carvão.
Naquele mesmo período aconteceu o Campeonato Estadual de Atletismo Junior na Pista do Constancio Vaz Guimarães ( Ibirapuera ) e pela primeira vez houve uma prova de 400m sobre barreiras, minha atleta Marli Alves Cardoso do Esporte Clube Pinheiros venceu a prova estabelecendo record sul americano.
Como estamos nas vésperas da São Silvestre lembro que a primeira São Silvestre feminina aconteceu em 1975 e as primeiras brasileiras que correram a SS foram Mara Fuhrman de Santa Catarina quinta colocada com o tempo de 32'53", Rosa Maria Aparecida de Sousa de São Caetano do Sul foi a sétima colocada com o tempo de 33'39", Lidia Hotel de São Bernardo do Campo oitava colocada com o tempo de 34'50".Naquele mesmo período aconteceu o Campeonato Estadual de Atletismo Junior na Pista do Constancio Vaz Guimarães ( Ibirapuera ) e pela primeira vez houve uma prova de 400m sobre barreiras, minha atleta Marli Alves Cardoso do Esporte Clube Pinheiros venceu a prova estabelecendo record sul americano.
A vencedora da 1ª S. Silvestre Feminina foi Christa Valensieck da Alemanha Ocidental com o tempo de 28'39".
Carlos Ventura - Carlão
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.