terça-feira, 23 de novembro de 2010

Quedas e tropeções



Muitos corredores, durante sua atividade em bosques e terrenos variados, principalmente idosos ou pessoas sedentárias se queixam que tem rotineiramente sofrido tropeções e quedas, as justificativas são: lá no bosque X, lá no Ibirapuera, lá no Bosque do Morumbi, lá no meu sitio, naquele percurso que às vezes faço em uma determinada estrada tenho tropeçado em raízes de arvores que estão expostas, ou tropecei em uma pedra etc.

Realmente é comum pessoas que correm em lugares com muitas arvores, tropeçarem em raízes, sofrerem quedas o que é bastante perigoso.
Quando corredores  relatam o problema, e  culpam as raízes das arvores por determinada queda sofrida, devemos lembrar que o problema não são as raízes das arvores, tampouco a ondulação do piso ou pedras onde correram e tiveram uma queda.O problema é com suas pernas que quando são solicitadas para correr não promovem uma elevação adequada dos joelhos, por isto muitas pessoas principalmente pessoas com bastante idade sofrem quedas às vezes tendo escoriações, fraturas, nos braços, nos ombros para proteger-se do tombo.
Observo  muitos corredores quando chegam no Parque do Ibirapuera, no Parque Vila Lobos, no Bosque do Morumbi, simplesmente mal se aquecem e iniciam ansiosamente suas corridas.
Sugiro a todos os corredores, principalmente aqueles que estão iniciando agora sua atividade aeróbia que procurem executar, driblings, anfersens, skippings, haups erlaufens, para alem dos educativos que são necessários , fortalecerem suas pernas.
Os corredores que quase não tiram o pé do chão, que correm quase roçando a pontas dos pés no solo, precisam fazer exercícios localizados para os membros inferiores, fortalecendo a musculatura, isto se obtém praticando educativos de corrida, saltitamentos, leg press, subir escadas, pular corda, etc.

Carlos Ventura - Carlão

Um comentário:

  1. Carlão

    Excelentes as informações que você nos passa. Até para nós que lidamos com esporte o tempo todo elas são muito importantes, pois nos alertam e relembram de alguns conceitos que acabamos esquecendo.

    Abraços

    Dante

    ResponderExcluir

Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.