Vamos lá, esqueça o jargão tão batido por todos " o importante é a qualidade de vida", entendo que para viver bem temos que ter "Qualidade de saúde".
Para termos "qualidade de saúde" devemos fazer nossa máquina maravilhosa funcionar adequadamente, no trabalho, no lazer, na atividade diaria.
Nosso corpo necessita adaptar-se para a atividade física, quando uma pessoa sedentária preocupa-se em ter saúde e decide viver mais e bem, deve começar a caminhar, esqueçer a palavra corrida, não corra, não corra mesmo, acredite em um especialista em corridas.
Faça uma avaliação médica, preferencialmente com um médico com especialização na área esportiva, temos no Brasil os melhores médicos especializados em esporte do Mundo.
Para que não haja frustração nem tristeza, inicie sua atividade caminhando lentamente, por cerca de 30 minutos, não ultrapasse os 40 minutos, caminhe vigorosamente, apreciando tudo em sua volta, o que provavelmente não acontece quando você dirige ou vai apressadamente para seus compromissos diários.
Sinta o sabor de viver bem, sem angustias, jogue seus problemas no lixo, mude radicalmente seus pensamentos negativos para pensamentos agradáveis, pense em tudo que você gosta, seja uma pessoa positivista, alegre. Sergio Cortella, em seu livro Qual a Tua Obra ?" escreveu: "a angustia é a sensação do nada"
O físico deve ser preparado lentamente para ter melhor desempenho, vocêe terá prazer caminhando lentamente por duas ou tres vezes por semanas, não é necessário fazer isto todos os dias, surpreedentemente seu coração ficará mais forte, baterá mais vigorosamente , seu estado ofegante quando você sobe uma escada desaparecerá.
Vai chegar o dia que seu corpo pedirá para correr, aí sim você poderá correr.
Correr? Não, apenas trotar longo e lentamente, as mudanças serão tão claras que voce será uma outra pessoa, estará conseguindo "qualidade de saúde"
O único prejudicado será o nosso amigo médico que terá menos um paciente.
Boas caminhadas, dentro de alguns dias falaremos sobre suas corridas , sua frequência cardiáca, estarei me dirigindo a outra pessoa em que você se transformou.
Carlos Ventura - Carlão
Amigo Carlão, um abraço terno e saudoso.
ResponderExcluirCaríssimo: CAMINHAR É PRECISO, VIVER NÃO É PRECISO, plagiando o cultíssimo confrade português.
Fiquei contente e feliz ao abrir o seu blog e poder vê-lo, lê-lo, e matar a saudade.
Que Deus o ilumine (mais!) e que possamos logo, logo, fazer nova caminhada... desta vez não aceitarei menos que 300 km, hem!? Pois essas que fizemos de 19 e 200 km foram "fichinha". Rs,rs.
Um forte abraço, de novo, beijos na Lu e no Mateus, que refletem bem a sua luz, amigo.\.
F. Gabilan.