A longevidade do homem depende da sua atividade física e mental contínua.
Estar em boa forma é quando o individuo consegue unir seu estado emocional e sua atividade física.
Existe uma diferença entre um individuo que pratica esporte por lazer e o individuo que pratica esporte buscando performance.
A Atividade física para qualidade de vida independe de idade.
Procurar performance é uma atividade delicada colocando o individuo sempre em risco, diversamente da atividade física que objetiva Qualidade de Saúde.
A performance obtida é momentânea, onde o praticante esta sempre no risco de quebrar, no ponto mais alto do movimento físico e emocional, na alta performance ou no estado próximo o risco de contusões é sempre alto.
Em qualquer idade o individuo deve praticar exercícios físicos desde que preparado emocionalmente para isto.
A corrida em estado de equilíbrio (steady state) onde seguramente os batimentos cardíacos servem de norte no prolongamento do tempo de exercício a atividade cardíaca é controlada de maneira segura.
O homem pode correr longas distâncias em qualquer idade, este tipo de atividade oferece segurança.
Correr uma Maratona, desde que o objetivo não seja de diminuir tempos ou estabelecer marcas pessoais proporciona um incrível dado de performance, principalmente para pessoas acima dos 40 anos.
Toda atividade física para idosos deve ser incrementada, não existe nada contrário a pratica de exercícios aeróbios (sempre com um follow-up de um médico esportivo).
Cito uma frase do saudoso Mario Lago “O TEMPO COMPROU PASSAGEM SÓ DE IDA”, exemplificando, ficamos motivados a praticar a atividade em qualquer faixa etária desde que orientados por profissionais competentes.
Carlos Ventura - Carlão
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.