O nosso corpo consome energia permanentemente, inclusive quando estamos repousando.
A perda do calor corporal e a consequente sudorese são devidas ao esforço físico feito e também pelo resultado de processos físicos da condução e evaporação da água, esta situação é ligada ao nosso mecanismo fisiológico que determina a quantidade de calor que vai para a epiderme (pele) e o suor disponivel que vai cobri-la e sua posterior evaporação.
A transpiração fornece a quantidade de água necessaria para umedecer a superficie epidérmica e de imediato provocar um efeito refrescante durante e depois do esforço, isso acontece em uma caminhada, em uma corrida mesmo que não seja de longa duração, em saltos, lançamentos, arremessos.
Uma pessoa caminhando ou correndo pesando de 65 a 70 kg, dependendo do ritmo empregado consome de 200 a 800 calorias/hora.
Qualquer atividade que consuma acima de 700 calorias/hora deve ser evitada, por pessoas que não estejam adequadamente preparadas, não devendo por conseguinte exercitar-se por mais de 60 minutos.
Quando o consumo calórico for abaixo de 700 calorias/hora em um trote lento por exemplo não há problemas, entretanto o personal, o treinador, o técnico devem ficar atentos a uma adequada reposição hidrica.
Duas pessoas correndo ou caminhando juntas, apresentarão consumos calóricos diferentes, mesmo que suas caracteristicas e performances sejam iguais, as condições metabólicas de cada individuo são diferentes.
Não existem pessoas iguais, por isto afirmo que a diferenças entre ela produzem resultados diversos.
Carlos Ventura - Carlão
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.