Durante o período escolar, a criança está na fase critica de sua formação e crescimento, é quando uma educação física consciente e bem dirigida pode favorecer o desenvolvimento de todo o seu organismo, provocando o crescimento harmonico e fisiológico, melhorando sua energia e evitando perturbações, doenças, complexos.
O comportamento disciplinado, o silêncio, a atenção na sala de aula que a escola exige, são atitudes que viciam a criança tanto sentada como em pé. Advindo a deformação da coluna vertebral, pela má posição ao escrever, ao digitar, ao carregar a mochila, a criança sentada durante horas leva a cifose. Na posição sentada e invariavelmente curvada sobre a carteira ou na frente do computador, terá um estreitamento do perimetro torácico. Devido a estas posturas a criança tem uma grande necessidade de movimentos adequados e voluntários.
De tudo isso fica claro que a pratica da Educação Física é imprecindivel na escola principal centro da formação intelectual e espiritual da criança.
A presença constante do Professor de Educação Física leva a capacitação no crescimento infantil de forma ordenada, o Professor é o maestro que orienta dá o ritmo de forma equilibrada desta evolução.
A atividade intelectual pode dar lugar a fadiga mental, levando ao decréscimo das forças orgânicas, os orgãos cansados de uma pessoa congestionam o cerebro, prejudicam a circulação, a respiração passa a ser irregular, todas as funções do corpo, sensitivas, motrizes, mentais se ressentem.
Dai a necessidade da presença ativa do Professor de Educação Física, constante no crescimento da criança no ambiente escolar, a escola tem a obrigação de fornecer aos pais uma assessoria permanente da atividade dos filhos, informando caminhos a serem seguidos.
Enquanto as autoridades e os "doutos" do sistema de educação do pais não se interessarem e priorizarem as aulas de educação fisica, teremos ainda muitas dificuldades no processo de formação de cidadãos educados e saudáveis. A atividade física na escola é uma medida preventiva de saúde.
Carlos Ventura - Carlão
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.