quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Longão para todos

Vitória do Diamantino
 Stramilano
Toda a atividade física requer uma estrutura piramidal para que possa ser alcançada a melhor performance, fundamentalmente os alicerces do corpo humanos não são os ossos, não são os músculos voluntários, mas sim o nosso principal músculo, que é o coração.

Desde pequeno é necessário um trabalho dedicado ao steady state, que sem dúvida alguma proporcionará  a qualquer praticante de atividade física  condições de melhorar sua performance.

Convencionou-se no atletismo que “Longão” é aquele treino cuja distância extrapola a metragem de uma prova de 800m, 1500m, 5000m e assim por diante.

Nós treinadores costumamos solicitar aos corredores, em suas planilhas de treinamento pelo menos um “Longâo” no final de semana.

Os corredores de Meia Maratona e distâncias menores não fogem de forma alguma desta filosofia.
Fisiologicamente, procuramos através do “longão” melhorar as condições de endurance, mental e  física.

O Atleta que estiver condicionado e orientado a fazer treinos que denominamos como “longões” fica mais bem preparado quando solicitado a atingir uma otimização nos objetivos propostos no treinamento.

Vencemos a meia maratona de Milão “ Stramilano “ a meia maratona mais rápida do mundo, bem como por diversas vezes conseguimos o vice-campeonato nesta prova, e em sua preparação a prova, de 21 km e 97 metros, usei com meus atletas, Coquinho, Ferreirinha, Zé João, Diamantino, trabalhos extenuantes em corridas longas de 32 km ou mais em terreno montanhoso.

Treinei atletas especialistas em 400m sobre barreiras, como Homero, Jairo, Lima, Rafael, ou especialistas em 800m como Amílcar, Rosa, Vânia Cristina, Claudia Adolfo e fundistas como Adauto Domingues, Porfírio, Feijoada, Cleber Guilherme, Angel Aguilar – (Chile), Donizeti, irmãos Sarkis, Anastácio – (EUA),  todos faziam longões em suas preparações, e  que sem dúvida atingiram o que  estávamos objetivando.

O trabalho de longa distancia é o melhor preparo que o técnico pode oferecer aos seus pupilos.
Existe uma crença que a longa distancia prejudica a velocidade, entretanto a longa distancia oferece melhores condições de segurança e dar base ao treino de velocidade  em qualquer prova.

Carlos Ventura - Carlão

Um comentário:

  1. ---------\\\\|/---------
    --------(@@)-------
    ---ooO--(_)--Ooo-
    Aeee Carlão parabéns por mais uma brilhante idéia, bom não sou técnico, mas quando algum corredor e principalmente o iniciante me pede alguns conselhos eu primeiramente digo para procurar um médico e fazer os exames que devem ser feitos e segundo digo a eles que não sou técnico e digo que se eles quiserem correr bem que procurem um profissional de educação física e digo mais, um bom atleta seja ele profissional ou amador, não é feito de um dia para outro, um bom atleta é como se fosse uma casa sendo construída em que o pedreiro vai assentando tijolo por tijolo até ela ficar concluída e assim é o atleta que com treinos e após treinos, seja ele de poucos Kms, tiros e longões vira um bom corredor.

    Um abraço,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir

Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.