quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Joelhos do corredor

De todas as modalidades do esporte, a corrida de longa distancia é a que causa maior índice de contusões nos joelhos dos corredores. Pesquisas feitas em maratonas (42km195m) indicaram que o tipo mais comum de lesões nestas provas.
Isto acontece por um fator muito simples, a sobrecarga em função da repetição contínua dos impactos, as contusões acabam se desenvolvendo nos tecidos pelo esforço repetitivo  e ocasionam uma degeneração.


Corredores de alta performance principalmente, com treinos diários e às vezes duas vezes por dia, repetem as passadas milhares de vezes em poucos dias, nos terrenos mais variados possíveis (terra, lama, areia, asfalto, grama, paralelepípedos).
Entre os praticantes de Triatlon, existe um percentual com cerca de 60% das contusões na corrida, 30% no ciclismo e 3% na natação. Estes dados percentuais indicam a corrida como principal agente de contusões.
A corrida é uma atividade de alto impacto, o que não acontece na bike nem na água.
Para exemplificar podemos dizer que cada batida dos pés no solo equivale a duas ou três vezes o peso do corpo do corredor.
Este impacto dos pés se desloca passando pelos joelhos, pélvis, quadris indo até a coluna vertebral.  Imaginem um tremor de terra, um pequeno terremoto abalando um edifício que é o corpo do corredor.
Assim as lesões acabam se sucedendo nas partes mais sensíveis do organismo.
Corredores que treinam com mais velocidade e intensidade, acabam tendo contusões no tendão de calcâneo ( chamado de Aquiles) e acabam desenvolvendo a síndrome da dor patelo-femural, a força do impacto do calcanhar ou da ponta dos pés  sobe até os joelhos.
A mulheres corredoras de longas distancias tem mais possibilidades deste tipo de problema, pois, o corpo feminino anatomicamente induz a contusão.
A sugestão para evitarmos este  problema que todo fundista pode ter é procurar um calçado (tennis) mais adequado para a sua pisada, correr mais descontraidamente possível, a característica de um bom corredor é a sua descontração, costumamos orientar os atletas para que corram e procurem bater os pés no solo sem fazer barulho, educativos de corridas são importantíssimos e poucos fundistas os fazem.
Correr com muita intensidade nem sempre é favorável nos treinamentos.
As pausas de recuperação de um treino para outro devem ser de no mínimo 16 horas.
Treinar adequadamente não é dar sofrimento para seu corpo.


Carlos Ventura - Carlão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.