Correndo a mais de 250 km por hora, fazendo testes de pista, de pneus, de combustivel, acerto de motores classificação para o grid, os pilotos atingem quase que diariamente seus limites de resistência física.
Para que estes extraordináros esportistas profissionais possam chegar quase ao limite de perfeição sem prejuizo a sua saude, é necessario um excelente trabalho de fortalecimento de sua extrutura, muscular e nervosa, e isto se atinge através de uma melhora na capacidade de oxigenação
É exigido do piloto ações e reações em milésimos de segundo, sua vida esta sempre por um fio, para isto seu cerebro deve estar sempre muito bem oxigenado. De 25 a 30% do oxigenio que nosso corpo consome é para o cerebro, portanto ele é o maior consumidor de 02.
A corrida em regime aeróbio, em steady state ( equilibrio ) possibilita uma melhora significante na capacidade física e emocional do piloto.
Esta semana vimos em Interlagos equipes praticando corrida pelo percurso da pista do autódromo, antes mesmo da montagem de seus carros, preocupadas com as condições cardio vasculares dos seus pilotos.
Ayrton Senna, nosso inesquecivel campeão de sempre e para sempre, sempre muito bem orientado pelo amigo Prof. Nuno Cobra, fazia corridas em regime areróbio.
Lembro com muita saudade a presença do nosso idolo, na pista do Centro Olmpico de Treinamento e Pesquisa, correndo longo e lento.
Hoje todas as equipes de Formula 1, tem seus preparadores físicos responsaveis pela condição física dos pilotos que correm para poderem fazer seus bólidos correrem melhor.
Carlos Ventura - Carlão
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.