Quebrando o "Jejum" |
Na espetacular e surpreendente primeira vitória de José João da Silva o " Zé", na Corrida de São Silvestre de 1980, o Brasil estava em um "jejum" de mais de 30 anos, onde somente corredores estrangeiros venciam, alguns aspectos devem ser ressaltados.
Na década de 1970, a Fundação Casper Libero organizava preliminares com mais de quatro mil corredores de todo o Brasil, era um verdadeiro e dificilimo vestibular, todos querendo se qualificar, uma verdadeira batalha de heróis, na sua maioria anônimos.
José João, um pernambucano disciplinadissimo e humilde por excelência venceu destacadamente duas dificilimas preliminares.
Todos os corredores faziam o percurso da SS dias antes do reveillon, era um ensaio no palco onde eles se apresentariam dias depois no grande espetáculo.
Minha homenagem a todos eles, vou enumerar alguns já que é impossivel citar milhares de nomes:
Romão, Aluisio, Porto, Bergara,Eloy, Passarinho, Adauto, Parreira, Coquinho, Sergio, Barros, Ferreirinha, Arthur, Assis, Décio, gladiadores destemidos.
Naquela época não tinhamos alguns africanos correndo como hoje, mas talvez a dificuldade fosse maior, pois na vitória em 1980, cerca de 30 paises participavam com atletas olimpicos.
Pisaram o asfalto de São Paulo atletas olímpicos como Zatopeck, Virem, Franjo, Fava, Mora, Theis, Vera, Norris, Salzman, Mamede, Faria, Lopes, Bouster, Lindsay, respectivamente representando
Chekoslovaquia, Finlandia, Iugoslavia, Italia, Colombia, Belgica, Equador, Inglaterra, Alemanha. Portugal, França, Estados Unidos. A maioria deles batidos em ritmo alucinante por um brasileiro do interior de Pernambuco representando o São Paulo F.C. e o Brasil.
Estamos chegando novamente em mais um final de ano, vem aí a SS, vamos torcer para um brasileiro vencer sem se preocupar com os premios tão cobiçados e desejados lembrando que na vitoria do Brasil em 80, o prêmio para nosso campeão foi um bicicleta.
Carlos Ventura - Carlão
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.