quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Queimando calorias

Mesmo em estado de repouso o corpo humano não deixa de queimar calorias, a perda de calor corporal e a sudorese são resultados de processos físicos de condução e  evaporação de água; estes processos estão ligados ao mecanismo fisiológico que determina a quantidade de calor que a pele recebe e o suor disponível que vai cobri-la e sua consequente evaporação.
A transpiração é a quantidade de água necessária para umedecer a superfície epidérmica e de pronto provocar um efeito refrescante durante ou após a atividade física como a corrida de alguma duração ou exercícios na academia.
Um individuo caminhando ou correndo e que pese por exemplo uns 70 quilos, dependendo do ritmo que ele emprega na caminhada ou na corrida pode consumir entre 210 a 820 calorias por hora ou então cerca de 60 a 100 calorias por quilometro feito.
Qualquer atividade que consuma acima de 700 calorias por hora deve ser evitada por pessoas que não tenham uma condição física adequada.
Quando ocorre um consumo calórico abaixo de 700 calorias\hora, algo que acontece durante um corrida longa " longão" é fundamental que o "personal" o treinador, o técnico, fique atento a reposição hídrica constante, tendo o cuidado  em evitar a hiponatremia.
Exemplificando: dois atletas da mesma  idade, com a mesma condição física, poderão apresentar consumos calóricos diferentes, pois as condições metabólicas não são iguais.
Quando treinamos um grupo de pessoas devemos em primeiro lugar respeitar o universo de cada um, quando tratamos os atletas individualmente mesmo em um grupo grande, ocorre uma melhora na auto estima e também na performance destes atletas.
Não existe um individuo, um atleta igual a outro e devido a esta diversidade, podemos afirmar que a diferença conduz aos melhores resultados, sempre.
boas corridas para todos
Carlão - técnico de atletismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.