sábado, 21 de setembro de 2013

Overtraining ( OVT )

Overtraining é uma síndrome com uma combinação de sinais e sintomas que provocam uma fadiga mental na ausência momentânea da fadiga física, alternando negativamente o desempenho do individuo.
Em estado de overtraining o individuo pode apresentar uma demora na recuperação dos batimentos cardíacos em  repouso.
Muitas vezes atletas aparentemente saudáveis apresentam uma queda nos resultados de treinamento e competição devido a  síndrome de OVT.
Quando o atleta entra em estado de exaustão continuamente chamamos este estado de "burnout " .
É importante o técnico, o professor saber as características de um provável estado de overtraining que provavelmente está se iniciando.
Os sinais de alerta podem ser: alteração negativa no desempenho, não acontecida usualmente em situações similares, diminuição no apetite, sono desregulado, humor variável, nervosismo, depressão, instabilidade nas emoções, auto estima baixa, falta de concentração nos treinos e competições, aparecimento de infecções, lesões continuas, fadiga intensa e também, recuperação mais lenta que usualmente.
Quando o treinador observar alguns destes estados deve prioritariamente observar a periodização programada do treinamento e suas cargas.
A periodização significa o uso de cargas e intensidades planejadas nos estímulos programados . Dentro de um treinamento o mais importante são  as pausas de  recuperação do atleta.
Para se reiniciar uma atividade pós pausa, o professor, o técnico deve sempre fazer o controle dos batimentos cardíacos, observar as reações do atleta, a face, mãos trêmulas, receios aparentes, introspecção, medo. alterações de comportamento alegre demais, muito triste.
Às vezes o técnico o professor, comporta-se de forma excessivamente autoritária, com receio de perder o controle do treinamento, isto já aconteceu comigo no inicio de minha carreira, um erro que deve ser reparado rapidamente.
Uma boa periodização significa alterar de forma positiva a sequência dos treinamentos tendo como resposta o desempenho futuro do atleta..
boas corridas para todos
Carlão - técnico de atletismo
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.