terça-feira, 22 de novembro de 2011

Estar preparado para correr

Estamos nas vesperas de mais uma importante prova de rua, a São Silvestre, uma prova extraordinária.
No Brasil em os fins de semana acontecem provas de rua umas muito bem organizadas outras nem tanto, mas temos provas de rua para todos os gostos.
Com a aproximação da SS, todas as provas neste segundo semestre, ficam observadas como uma preparação, preparação esta com um objetivo unico, estar bem no dia 31 de dezembro na Av. Paulista.
Mas será que que este mundo de atletas se prepara adequadamente para as provas que participa e se programam corretamtente para o objetivo maior?
Acredito que um porcentual muito pequeno de corredores de rua se prepara adequadamente, grande parte deles treina todos os dias apenas procurando conseguir obter resistencia para as provas que participam, não existe preocupação com detalhes e com o suporte necessario  para treinar com planejamento, follow-up médico, disciplina método de vida, higiene adequada, alimentação, aliás alimentação é um X da questão da preparação, é o combustivel, a energia necessaria para correr.
Certa feita na vespera da Maratona de Nova York eu estava caminhando pela Quinta Avenida, quando em uma esquina me deparei com um dos melhores corredores do Brasil que juntamente com seu personal saboreavam um cachorro quente e uma indefectivel Coca Cola eles estavam jantando.
Com este  exemplo de preparação para uma maratona, fica no ar uma dúvida, qual a extrutura e condição que meu amigo campeão e seu personal estavam tentando conseguir?
No dia seguinte após a Maratona cruzei novamente com eles  e ambos insatisfeitos me disseram que o desempenho na prova não foi bom, o tempo não ajudou, a saída foi complicada, não aqueceu direito e muitas outras lamurias comuns aos atletas com uma preparação não adequada.
Culpar o cachorro-quente, não,  a culpa é do todo o esquema de preparação, a falta de disciplina de método, a falta de uma filosofia de treinamente e adequação.
Isto é comum, grande parte de corredores de rua, não tem uma orientação adequada, e não será um cachorro-quente o responsável, pelas más perfomances que acontecem a responsbilidade é nossa falta de cultura e educação, peças básicas na formação da pirâmide do atleta.

PS: Nada separa mais duas pessoas do que um passado comum.
Guilhermo Cabrera - escritor cubano ( 1929/2005 )
Boas corridas para todos
.
Carlão - técnico de atletismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.