quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Algumas curiosidades nos Jogos Olímpicos de Los Angeles em 1932

O Brasil participou dos  X Jogos Olímpicos de Los Angeles em 1932 que no período de 30 de julho a 14 de agosto, segundo relatos o Brasil teve uma participação melancólica e deprimente.
Para competir nos Jogos Olimpico o Governo brasileiro fretou um navio chamada Itaquecê carregado com 50.000 sacas de café e os nossos atletas para se sustentantarem deveriam em cada escala do návio vender sacas de café, transformaram atletas em mascates, mas com muitas peripecias e dificuldades no canal do Panamá onde não havia dinheiro para o pedagio maritimo o navio chegou nos Estados Unidos.
Na maratona foram inscritos pelo Brasil: Matheus Marcondes,João Clemente da Silva e Adalberto Cardoso.
Para poderem participar da Olimpiada estes atletas fizeram uma seletiva no Rio de Janeiro na distancia de 30 mil metros.
Em Los Angeles o atleta Matheus desistiu da maratona  no meio do percurso, João Clemente terminou em 19° lugar com o tempo de 3 horas 2 segundos e 6 décimos, o último colocado foi o mexicano Margarito Banos,  a maratona  aconteceu no dia 7 de agosto de 1932, participaram 20 corredores o vitorioso foi Juan Carlos Zabala, da Argentina.
Adalberto Cardoso, por motivos financeiros ficou em São Francisco e resolveu ir para Los Angeles participar da Olimpiada, foi à pé, de carona, correu trotou chegando ao estadio olimpico minutos antes da prova dos 10 km, colocou o uniforme e correu, como a imprensa americana havia destacado a situação deste marinheiro brasileiro e sua epopéia, o público presente vibrou com ele   principalmente nas três últimas voltas, nosso representante olimpico, chegou em último e foi apelidado pelos americanos como " The Iron Man ".
fonte: jornalista Caetano Carlos Paiolli em seu livro Brasil Olímpico
Fatos como este nos fazem repensar o valor do atleta brasileiro, um individuo sonhador.
Boas Corridas para todos.
Carlos Ventura - técnico de atletismo.
"Todos somos doidos, mas nínguém tem direito de impor sua loucura à sociedade"
Georg Buchner " dramaturgo alemão " 1813/1837 "

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.