quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Grávida pode correr?

Para o ser humano a atividade  mais natural é caminhar ou correr.
A gravidez pode ter nestas duas atividades intercorrencias físicas, positivas e também negativas, para a mulher atleta como para a mulher sedentária.
Todo o exercício físico deve ser controlado, nos caso da corrida e da caminhada, não importando o tempo de atividade, a mulher no estado de gestação recebe durante a atividade física uma sobrecarga..
Não me cabe por questões éticas profissionais dar alguma orientação médica, mesmo sabendo que esta assertiva não tem a mesma correspondência por inúmeros profissionais da medicina com relação a nós professores de Educação Física, já que também pertencemos a área de saúde.
Devemos orientar a gestante interessada em correr ou caminhar que primeiramente consulte seu obstetra.
A gestante pode com a  atividade física apresentar modificações no seu sistema muscular, problemas posturais, ligamentos, articulações e principalmente alterações emocionais.
Durante a gestação não são adequados programas aeróbios intensos, por isso recomendo um follow up semanal com o médico que acompanha a gravidez.
A gestante apresentando boas condições de saúde deve praticar exercícios leves, de baixíssimo impacto, não participar de competições de forma alguma.
A intensidade do exercício deve ir se restringindo na medida que progride a gestação.
Aconselho caminhadas leves em terreno plano, com um tênis de solado grosso e macio.
Exercícios de relaxamento, alguns alongamentos, exercícios respiratórios, concentração mental durante alguns minutos antes e depois da atividade.
Uma atividade bastante interessante é caminhar na piscina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.