sábado, 6 de agosto de 2011

MELHOR RESULTADO NO FUNDO

Para que o atleta tenha uma melhor performance aeróbia é recomendável que no seu treinamento sejam inseridos alguns pontos fundamentais.
Intensidade do limiar anaeróbio, intensidade do limiar lactato, intensidade com relação ao VO2 máximo.
Normalmente na intensidade do limiar de lactato os treinamentos são efetuados de forma contínua e os treinamentos no limiar às vezes são efetuados de forma com pausas.
Quando o esforço do atleta chega próximo ao seu VO2 máximo, é necessario que o treinamento passe a ser de forma intervalada, pois nesta situação o cansaço do atleta tem uma variação de 3 a 6 minutos, aproximadamente.
Na busca da melhora das condições aeróbias existem segundo os especialistas em fisiológia duas formas de trabalho: l) o aproveitamento, a utilização do lactato sanguineo.
              2) usar a velocidade possivel para atingir o nível máximo de oxigenio. É o que tem sido seguido por grande número de treinadores no mundo inteiro.
A professora francesa Veronique Billat, apresenta uma pesquisa que inovou a forma de treinamento e de atingimento da performance.
Nas sua pesquisa Billat preve em sua linha de treinamento que o corredor de longas distancias, melhore significativamente seus tempos nos 5km  nos 10 km e na meia maratona.
Veronique sugere  uma ou duas sessões de treinamento semanal na faixa do VO2 máximo durante um mês, acontecendo uma melhora significativa na coordenação neuro muscular do corredor, devido ao aumento da força e da potencia muscular. Segundo ela as fibras musculares são mais potentes e consequentemente um número menor de fibras é necessario para a mesma intensidade de esforço, nesta circunstancia a necessidade de óxigenio é menor.
É bastante interessante o trabalho da Veronique Billat e deve ser análisado, existem outros treinadores, pesquisadores com suas formas de trabalho no treinamento de fundistas e todos  tipos de treinamento nos interessam.
Com meus atletas sempre coloquei em prática a linha de L.S.D, ou seja correr longo e lento, procurando o regime de "steady state" (equilibrio nos batimentos cardiacos), preconizado pelo Dr.Van Aaken fisiologista alemão um dos precursores do treinamento de endurance.
Enfim todas as formas de treinamento devem ser observadas, pois todas elas tem um ponto em comum, a melhor performance do fundista.
Bons treinos para todos.
Carlão 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.