terça-feira, 23 de agosto de 2011

CAPACIDADE VITAL

Em um dos blogs que escrevi, comentei que o ser humano, começa a envelhecer após os 28, 29 anos de idade e a principal caracteristica deste envelhecimento é a diminuição de sua capcidade vital, recebi alguns e-mails de corredores perguntando o que é a capacidade vital que citei. Muito bem, capacidade vital é o volume de ar que os nossos pulmões podem expelir, logo após uma inspiração profunda máxima, normalmente o homem tem uma capacidade vital de 4,5 litros e a mulher uma capacidade vital de 3,2 litros.
Nossos pulmões estão localizados no interior da caixa torácica, formada na frente pelo esterno, atrás pela coluna vertebral, com as costelas circundando e fechados na parte inferior pelo diafragma.
A resipiração acontece pelo aumento e diminuição do volume desta caixa torácica.
Os pulmões são recobertos por uma menbrana lubrificada: a pleura visceral. nos seu interior tambem existe um revestimento semelhante chamado pleura parietal, não acontece a ligação física entre os pulmões e a parede torácica, eles são empurrados contra esta parede por um pequeno vácuo nos espaço interpleural bastante reduzido entre os pulmões. Os pulmões deslizam de maneira fácil no interior da cavidade pleural de forma que todas as vezes que houver uma expansão na cavidade eles tambem se expandem,  produzindo um leve pressão negtiva no seu interior. No momento da expiração acontece uma pressão intra-alveolar que empurra o ar para fora.
Na inspiração os principais músculos são o diafragma, os intercostais, e inúmeros pequenos músculos do pescoço que tracionam  para cima a parte interior da caixa torácica.
Na expiração os músculos usados são os abdominais, os intercostais internos, os abdominais produzem a expiração de duas formas, primeiramente puxam a caixa torácica para baixo, reduzindo sua expessura, depois forçam o deslocamento para cima do conteudo abdominal, empurrando desta forma o diafragama, diminuindo a dimensão vertical da cavidade pleural, os músculo intercostais internos entram no processo de expiração, diminuindo a expessura do torax
Portanto nossos corredores dependem de toda esta atividade para correrem melhor, entretanto nada disto é eficaz se o corredor não tiver uma qualidade de saúde adequada, fazendo exercicios, treinando continuamente e tendo uma alimentação adequada.

boas corridas
Carlão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.