quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Esforço e Resistência

Os corredores de longas distâncias os fundistas com a obrigatoriedade de correr muitos quilometros diariamente para somar na semana altas quilometragens, embora muitas vezes não percebam, estão fazendo um trabalho de resistência através de um esforço que pode leva-los a fadiga e possivelmente a um estado de "overtraining".
A fadiga de maneira geral atinge os músculos e a atividade cardiopulmonar. O corredor no estado de fadiga pode sentir tonturas, alterações nos batimentos cardiacos, sudorese fria. A fadiga localisada age diretamente nos músculos mais utilizados de acordo com o esforço dispendido provocando cãibras, o esforço é a preliminar da fadiga ele pode ser considerado absoluto devido sua intensidade impossibilitando às vezes a recuperação plena do corredor, muito comum por exemplo em um tiro de quatrocentos metros que é considerado velocidade prolongada ou velocidade resistencia.
O esforço tambem pode  ser considerado um esforço relativo, quando a intensidade é moderada, nesta caso podemos exemplificar uma corrida de grande fundo como os quinze quilometros de uma prova de estrada como a São Silvestre, ou uma meia maratona como a Stramilano ou mesmo uma maratona como a Maratona de New York, onde o corredor tem sua resistencia colocada a prova no entretanto seu esforço pode ser controlado adequadamente.
A melhor maneira de um atleta fundista ter uma base de resistencia para o desenvolvimento do esforço exigido em uma destas provas exemplificadas ou outras do mesmo calibre é nos treinos fazer sua base correndo lentamente, provocando sua hipertrofia cardiaca, treinando em " steady state " correndo em "endurance" como sempre prognosticou o Dr.Van Aaken, renomado fisiologista germânico.
O músculo mais importante do corpo para qualquer pessoa é o músculo involuntário, o coração.
Ele sendo bem trabalhado coloca o corredor sempre nas melhores " perfomances " pessoais, portanto
bons treinos em "endurance", bons treinos usando a cabeça, bons treinos jogando a ansiedade excessiva fora, correr muito rápido nos treinos não significa nada.
Carlão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.