sábado, 31 de agosto de 2013

ritmo/carga/volume

É muito importante o corredor de fundo durante o treinamento ficar sempre próximo do ritmo programado para a atividade, a ansiedade necessaria para todos nós quando não é equilibrada pode se tornar uma inimiga do corredor.
Sempre que o corredor de fundo corre um pouco abaixo do ritmo solicitado em sua planilha de treinamento, deve saber que correr mais lento do que foi programado não lhe dará a possibilidade de estimulos para uma adaptação ideal, também é importante saber que não correr no ritmo programado, colocará em risco suas chances de sucesso para uma ótima " performance ", querer correr mais forte do que o técnico planejou não é inteligente.
A razão do fundista treinar em distâncias variadas e ritmos diferentes, é que o corpo se adapta as provaveis solicitações de aumento de carga, e volume.
Tipos diferentes de carga e volume provocam as mais diversas condições fisiológicas e são responsáveis pelo melhor ou pior desempenho do corredor.
No treinamento do fundista, sempre insisto que os intervalos, as pausas para recuperação são as melhores ferramentas da evolução técnica e não apenas correr mais rápido. Conheci dezenas de leões nos treinamentos e não conseguiram as " performances " sonhada;
boas corridas para todos
Carlão - técnico de atletismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.