sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Resistência das crianças em corridas

Os métodos e programas de treinamento no que tange a resistência de crianças devem ser sempre adaptados a atividades naturais delas, de maneira lúdica sem pressa, constante e a longo prazo.
Observamos muitas crianças participando de eventos, sem que haja a preocupação dos seus responsáveis em procurar saber dos problemas que podem acontecer  e a real necessidade do esforço dispendido pela criança na competição ou no treinamento que  fazem.
Nem tudo que um adulto faz em exercicios físicos  é  indicado ou adequado para crianças, principalmente em atividades anaeróbias ( onde logicamente o débito de oxigênio é grande ).
É fundamental que a criança tenha seu treinamento de forma gradativa, para que goste do que esta fazendo e adquira adequadamente resistência aeróbia.
Quando a criança faz uma corrida tem aumentado seus batimentos cardiacos, e devido a isto recomendo que elas corram maiores distâncias de forma lenta e continua, no caso de velocidade é prudente que as corridas não ultrapassem a distancia de 50 a 60 metros sem repetições pois  acima destas distancias  podem acontecer problemas físicos.
Toda a criança deve fazer corridas longas objetivando resistência e a hipertrofia cardiaca adequada e que estas corridas sejam feitas em " steady state!, não podemos deixar de avaliar que a criança está sempre em crescimento, e sua atividade deve ser controlada por um profissional de educação física.
A resistência de uma criança se obtem de forma gradativa, corridas em resistência- velocidade, são prejudiciais inclusive para o crescimento.
Na decada de 1970, o Prof Valdir José Barbanti que considero como um dos melhores professores de atletismo do mundo, hoje diretor da USP, fazia grupos de jovens correr longas distâncias no Parque do Ibirapuera, e estes grupos eram liderados por um adulto que determinavam o ritmo adequado, era a melhor maneira de preparação para o cross- country, como se faz em alguns paises da Europa ligados a Educação Física e daqueles grupos de jovens orientados pelo Prof. Barbanti, surgiram inúmeros campeões.
Nós professores devemos tomar expressivos cuidados quando as crianças correm provas de velocidade sem que estejam na idade adequada para as distancias solicitadas e devidamente preparadas principalmente no aspecto emocional.
Boas corridas para todos
Carlão - técnico de atletismo
"Nossas ações são nossos dias; por elas se contam os anos, por elas se mede a vida: enquanto obramos racionalmente, vivemos; o demais tempo, duramos" Padre antono Vieira 1608/1697 missionário português."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.