sábado, 25 de fevereiro de 2012

Marathon-Training

Marathon Training é um método de treinamento para fundistas,  criado nos anos 50 por Arthur Lydiard, técnico na Nova Zelandia,  devido sua grande intensidade recebeu este nome.
Este treinamento é um trabalho de duração que na sua última fase evidencia uma atividade fracionada.
Especifico para corredores de longas distâncias e também para meio fundistas (800m rasos e 1500m rasos).
Neste tipo de treinamento inicialmente concebidos para corredores de meio fun, os atletas fazem atividades de velocidade tanto quanto atividades de velocidade prolongada, o volume de quilometragens ou tempos de corridas assemelhan-se aos volumes e tempos solicitados para maratonistas.
Lydiard neste método induzia os corredores a fazerem corridas bastante prolongadas e suplantarem os sofrimentos da dôr, da estafa criando uma superação psicológica para cada um.
O próprio Lydiard durante os oito ou nove anos que estudou e criou este método, testou-o em sí mesmo.
Depois com o sucesso de sua criação obteve exitos em corredores como, Halberg que chegou a ser campeão olímpico dos 5.000 e dos 10.000 metros rasos, entretanto sua maior consagração foi nas "performances" obtidas por Peter Snell campeão olímpico nos 800 m rasos e nos 1500m rasos.
Segundo o especialista Ken Doherty técnico dos EEUU, este método objetiva principalmente a obtenção der estamina que é o fulcro em qualquer treinamento.
A estamina é alcançada pelo soma de quilometragens ou tempo de duração de uma corrida  e é definida como uma qualidade fisiológica que depois de adquirida torna-se um lastro positivo fisiológico.
Para conceituarmos  Marathon Training devemos defini-lo como um método de preparação orgânica, chegando-se a " endurance" com cargas contínuas, treinando-se velocidade e ritmo.
Lydiard tal qual Percy Cerutty técnico de atletismo da Australia, que faço questão de citar da mesma forma que o Professor Moniz Pereira de Portugal, davam preferência a este tipo de treinamento em praias, dunas, bosques, estradas de terra ( no Brasil podemos usar canaviais que são ótimos pelas suas estradas de terra)
O tempo de treinamento pode variar de 50 a 130 minutos.
O Marathon Training divide-se  em 6 etapas de trabalho, Cross Country, longas distâncias, Terrenos montanhosos, farteck, atividade intervalada, pista de atletismo e a própria competição.
Na minha atividade como técnico e nas vezes no uso deste método, trabalho o ano todo com apenas uma pausa de um dia ou dois semanais de recuperação, entrando o método em toda a periodização planejada para o ano.
boas corridas para todos
Carlão - técnico de atletismo
" É preciso algo que nos preocupe/ para acabar com a monotonia" Mario Quintana 1906/1994 poeta gaucho, escritor, jornalista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.