quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

A importância do trabalho de longa duração para crianças

Fisiólogos famosos como Van Aaken, Mellerowics, Reindell, provaram que as crianças respondem melhor aos estímulos de longa duração do que os estimulos de velocidade e especialmente melhor que os estimulos da velocidade prolongada, por exemplo uma criança adapta-se melhor em uma corrida de 2000 metros do quem em uma corrida de 200 metros.
Isto deve-se ao fato que em 2000 metros ela corre em "steady state" e nos 200 metros não existe esta possibilidade.
Segundo Van Aaken as crianças são naturais corredores de fundo, pois possuem um volume cardiaco importante e um peso corporal débil.
Na fase dos 11 aos 15 anos de idade eistem certas discordâncias sobre o desenvolvimento do coração e da musculatura do corpo. Assim, enquanto os múculos aumentam 60% do seu volume, o coração o faz na ordem de 50%, indicando neste período uma atividade física exagerada.
Todos os testes de avaliação da capacidade física aplicados no Brasil têm evidenciado uma notável falta de resistência orgânica das crianças,  porque não se construiu uma base física ( resistência ) sobre a qual mais tarde seriam construidas todas as demais capacidades físicas. Fazer qualquer tripo de trabalho sobre um organismo mal preparado é criar uma situação físiológica negativa, estragando o futuro competitivo da criança, antes de tudo é necessário um trabalho de resistência que habituará o músculo cardíaco a trabalhar um longo tempo moderadamente para que futuramente ele suporte estimúlos mais fortes.
Carlão - técnico de atletismo
Boas corridas para todos
" A sensação mais grata, a paz interior " Madre Teresa de Calcutá - 1910/1997 religiosa

2 comentários:

  1. Nilson Duarte Monteiro22/2/12 18:42

    Professor Carlão,


    Uma vez eu disse que os jovens corredores deveriam treinar mais endurance do que se especializar em provas curtas, tipo, 800m e 1.500m. Quase fui linchado. 20 anos depois chegaram a conclusão. Fico satisfeito em saber disso, pois todos os atletas que eu treinei nunca tiveram nenhuma lesão, ou melhor, enquanto treinaram comigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Nilson, esta teoria de endurance tem dezenas de anos e todos os técnicos com conhecimento como voce a aplicam.
      O que coloco no blog é apenas uma orientação e uma assessoria para quem eventualmente não conheça, que não é o seu caso
      abraço do Carlão.

      Excluir

Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.