terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Não dá para evitar fugir da situação

Embora não possamos fugir do envelhecimento pois ele e inexorável, podemos driblar os designios da idade que se nos apresenta, tendo atividades físicas e mentais, adequadas.
Com a passagem dos anos, o envelhecimento é inevitavel, embora não gostemos, a medida que envelhecemos nossos sistemas fisiológicos ficam afetados, nossa atividade metabólica, respiratória, hormonal ficam diminuidas e estas atividades afetam diretamente nossos músculos, o declinio do hormônio testosterona é anabólico, contrario ao catabólico sendo assim ele fortalece os tecidos que reagem ao estresse, sendo responsável pelo desenvolvimento muscular após a atividade física. No período de pico da nossa adolescência os níveis de testosterona são elevados, entretanto na faixa dos 30 aos 40 anos estes níveis começam a declinar efetivamente, a massa muscular magra diminue em aproximadamente 30% comparada a nossa idade aos 20 anos que muito a contragosto já se foram. As fibras musculares são reduzidas em seu tamanho e quantidade.
Na faixa etaria dos 60 aos 70 anos a força musclar fica reduzida em até 40%, dependendo do nível de atividade do individuo. A corrida, os exercicios físicos previnem esta redução. Quando o individuo passa a ser sedentário, quando ele diminue suas atividades físicas e até mentais, seu pêso tende a aumentar seu nivel de gorduras também, pois suas energias não estão sendo queimadas.
Muitos idosos ou pré-idosos ( a partir dos 28/30 anos) passam a ter problemas de fraturas pela perda da densidade óssea, o declinio dos níveis hormonais e as lesões passam a ser sombras de intranquilidade.
Na faixa dos 12 aos 14 anos de idade, o hormonio do crescimento já começa a declinar e tem na puberdade quase o mesmo efeito da queda da testosterona.
Nas mulheres estes efeitos são maiores, a menopausa e as mudanças hormonais misturadas, são responsáveis por efeitos mais fortes principalmente em corredoras.
Entretanto a corrida é um exercicio de sustentação do peso corporal e desta forma a osteoporose é evitada e a densidade mineral fica mantida, a corrida os exercicios físicos, a alimentação, os raios solares, são excelentes coadjuvantes para evitar os prejuizos que a idade nos presenteia.
Como treinador sugiro sempre a todos os corredores em qualquer idade a atividade que a corrida com frequências cardiacas baixas que resulta em um alicerce melhor na construção da qualidade de saúde via uma hipertrofia  do nosso carburador e nosso principal músculo.( il cuore ) e também caminhadas no período de 40 a 45 minutos dia sim dia não.
Boas corridas para todos
Carlão - técnico de atletismo
" O homem deve perseguir a virtude e persistir para chegar a prudência e a sensatez"
Aristoteles - filosofo grego 384 AC/322AC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.