quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Orientando o corredor antes de uma prova

Uma das partes mais importantes no desempenho do corredor de rua é a assessoria técnica e segurança que indubitavelmete seu treinador, seu técnico, seu personal lhe deve dar nas horas que antecedem o evento.
O coach, deve dar uma assistência ao corredor, levando em conta o momento ou os momentos de ansiedade que o seu atleta esta passando ou vai passar.
Ser parceiro do atleta, nas refeições que antecedem a corrida, orientação sobre como verificar por exemplo a amarração do tenis, uso das meias, enfim conferir pessoalmente todo o material que seu pupilo vai usar na corrida. Orientar a forma comportamental do corredor com relação a adversários, imprensa, hospedes de um hotel, sua forma de vestir.
Solicitar que o corredor evite de falar muito ou demasiadamente, existem corredores que devido ao seu estado emocional ou falta de condição adequada na preparação para a corrida, falam como verdadeiros "papagaios" isto mostra insegurança.
Um dos fatores de sucesso para o corredor em uma prova de rua é o controle da ansiedade.
A ansiedade é normal e deve existir porèm controlada, quando ela é excessiva pode levar a frustração.
Sempre solicitei e solicito aos fundistas que estão sob a minha responsabilidade, um pouco de introspecção, falar pouco, observar muito, ser cauteloso, respeitar todos que o cercam.
O atleta que atinge uma condição de performance muito boa vira vitrine e por isto quando menos aparecer melhor.
O mais importante é que antes largada, do tiro de partida,  o corredor seja orientado para fazer um filme do percurso na sua mente, e  fazer a corrida mentalmente, isto já lhe dará uma vantagem sobre os outros.
Quando observo um grupo de atletas na largada de uma prova, e vejo que um deles, brinca, sorri demais, chama a atenção de todos, quer aparecer, certamente é mais um fanfarrão que não ganhará a competição, por sinal temos dezenas deles em nossas provas de rua.
A melhor condição de um corredor  é sua modestia, prudência, respeito, humildade, como sempre foi o José João, o Eloy, o Bordim, o Lopes o Tergat, a Rosa Mota, observem o comportamento do nosso campeão Marilson, quem não o conhece imagina que ele é mais um, quando na verdade é um grande campeão, sua discrição ante e depois das provas é altamente positiva para seus resultados
boas corridas para todos
Carlão - técnico de atletismo
" A força mais potente do mundo é a fé " Madre Teresa de Calcutá - religiosa 1910/1997

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.