sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Comentando treinos para a Maratona

Para que o maratonista tenha um bom rendimento, seu treino deve ser diário, logicamente respeitando suas condições físicas e emocionais O maratonista em fase de boas performances pode treinar até duas vezes por dia, entretanto o maratonista iniciante deve treinar  apenas uma vez por dia.
Quanto maior for a intensidade do treinamento em distancias longas, correndo longo e lento melhores serão os resultados objetivados.
No treinamento de longa duração e com baixa intensidade o atleta obtem um aumento de suas reservas de energia muscular tendo beneficios nas distancias que corre, a intensidade no treinamento depois de alguns meses de longas distancias lentas passa a ser melhor e a condição do corredor fica em um patamar superior, isto chamamos de "endurance"
Suas condições cardiovasculares ´levam  a  hipertrofia do musculo involuntário ( o coração )
No treinamento para maratonistas devemos evidenciar a resistencia emocional nos esforços de longa distância, a partir de algum tempo o corredor passa a ter resultados com uma melhor intensidade de esforço em distâncias menores e com a consequente alteração do ritmo de corrida que fica mais intenso e sua coordenção motora é positivada pelos educativos de corrida necessarios.
O maratonista deve ser orientado pelo seu " coach " da importância da hidratação principalmente em climas quentes e úmidos como o nosso.
Um cuidado extremo deve-se ter com a orientação na hidratação para se evitar a hiponatremia ( o excesso de liquidos ingeridos).
Em muitas maratonas já houve casos de óbitos pela ingestão excessiva de água. jamais pela sede apresentada.
É de fundamental necessidade que o "coach" saiba como ativar e direcionar o estado emocional do seu atleta o controle do equilibrio da ansiedade deve ser um dos fulcros importantes nos treinamentos e competiçôes, principalmente em uma prova que exige treinos desgastantes competições extenuantes, a luta pelo resultado, a comparação com adverários, levando muitas vezes o corredor ao (OVT) overtraining.
Todo técnico deve ter em conta que a atividade cerebral do individuo é o norte dos músculos solicitados.
Boas corridas para todos
Carlão - técnico de atletismo
" O erro maior do homem é abandonar-se " Madre Teresa de Calcutá. religiosa 1910/1997

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.