quinta-feira, 24 de março de 2011

Força

A força muscular e a possibilidade do corpo se opor a um movimento contra si.
A força é indispensável em toda a prática esportiva, no interior do músculo nossas fibras reagem
quando são sujeitas a um peso.
O corpo vai se adaptando a esta atividade tornando os músculos mais preparados para responder a estímulos provenientes do sistema nervoso central(SNC) existem três tipos de força:

Força máxima- força rápida- força resistência, é obtida pela maior tensão na contração do músculo, ela não determina a velocidade de um movimento nem o tempo de sua manutenção.
A força máxima é usada em provas de lançamentos e arremessos com mais intensidade,  também em provas como saltos e velocidade.
A força rápida é a força necessária para a contração muscular rápida contra uma resistência, relação de velocidade de contração e velocidade de movimento denomina-se como potencia é mais usa da em provas de velocidade, saltos e lançamentos.

Força resistência é a capacidade dos músculos continuarem a produzir força apesar da fadiga criada pela contração muscular, ela é a combinação da força com o tempo do movimento (duração).
A melhor maneira de desenvolver força máxima é com poucos exercícios e grandes cargas.
A força rápida é obtida com exercícios rápidos e cargas médias.

Se obtém a força resistência com um grande número de repetições e pouca carga.
No caso dos meus treinamentos para corredores de fundo, embora indo contra a filosofia de muitas escolas de fundo e treinadores, sou a favor do uso do peso do próprio corpo usando aclives (subidas, terreno acidentado, montanhoso) para a obtenção de força para os membros inferiores.

Levo em conta também a situação social de muitos fundistas que sequer tem condições financeiras para transporte e alimentação quanto mais para freqüentarem uma academia.
Desta forma tivemos vitórias , recordes  sem o treinamento de força em academias. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.