terça-feira, 15 de março de 2011

DARWIN

O  atleta que melhor suportar a carga planejada de treinamento e conseguir tolerar todas as dificuldades que certamente advirão estará adaptando seu organismo a um processo de aprimoramento.
Segundo Darwin a seleção natural é o processo pelo qual os mais adaptados tem a melhor condição no seu meio ambiente, na verdade são os que desenvolvem mais positivamente suas qualidades.
O treinamento esportivo é um constante e diário processo de seleção. Sómente permanecem como aptos os que reunem o melhor conjunto de ferramentas tais como caracteristicas físicas, psicológicas, motivacionais, materiais e condições de educação.
O atleta vive uma situação de exame vestibular diario, muitos deles se esforçam, se dedicam, como fazem os estudantes para passar no exame vestibular, entretanto poucos conseguem, ficando assim delineada a primeira seleção.
Todos aqueles que passaram por esta primeira seleção com o decorrer dos treinamentos poderão ir ficando pelo caminho, pois não conseguirão superar as dificuldades, na verdade o topo da pirâmide vai ficando mais estreito dia a dia.
Muitos atletas acreditam que já fizeram o máximo de sua potencialidade, mas isto não é o suficiente, por isto os campeões são excessões, são singulares, são diferentes.
Desta forma chegamos a uma conclusão, atletas não são quebrados pelos treinadores ou por um treinamento bem equacionado, neste ponto é obvio que a seleção é feita daqueles que reunem os melhores resultados, as melhores performances para se chegar a um resultado de otimização.
Acredito que muitos atletas tem a necessidade que seus treinadores os orientem informando qual é o provável limite de cada um e até onde poderão chegar.
Muitos treinadores tem receio de acabar ficando com um número reduzido de atletas, evitando desta forma fazer comentários aos seus comandados falando de suas reais condições, mantendo-os no seu grupo na sua equipe mal sabendo que estão criando frustrações no futuro.
No atletismo, o resultado sempre é avaliado por estatisticas de corridas, de saltos, de lançamentos, de arremesso.
Devemos como treinadores pensar que uma quantidade de bufalos move-se sempre com a velocidade, com o ritmo do bufalo mais lento, portanto..........


boas corridas

Um comentário:

  1. Prof. Carlos, parabéns pela sua analise e conclusões, o que nos falta é trabalho de base e seriedade. Precisamo agir e buscar uma boa condição de saúde para que possamos ter uma safra maior de "selecionados" ou de "melhores adaptados".
    Emanuel Heitor - Atleta do Futuro.

    ResponderExcluir

Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.