quarta-feira, 9 de março de 2011

Álcool

O  álcool é uma bebida, um produto consumido sempre pela humanidade de alguma forma para festejar algum evento, para comemorar alguma vitória, por fim não combina com a atividade física.
Em jogos de rugby, presenciei após os jogos os atletas ingerindo cerveja, na Formula 1 os vencedores comemoram com champagne.
Participei por algumas vezes da Gasparilla, prova de 15 km na cidade de Tampa e após a corrida era distribuída aos atletas cerveja Budwiser, para eles isto é comum. Após a Maratona de Praga na Republica Checa, a comemoração e o jantar era feito em uma fabrica de cerveja, este tipo de atividade é de povo e cultura e educação costumeiramente aceito.
Entretanto a bebida alcoólica provoca problemas psicológicos, problemas físicos e problemas sociais.
Na nossa sociedade  a bebida alcoólica é utilizada como um produto, uma droga socializadora e entendida como cortesia para com os amigos, com os vencedores, com os pares sociais e políticos.
A média, que todos chamam de mídia, divulga a bebida alcoólica pelo radio, pelo televisão, por outdoors, sem respeitar a fronteira que deveria haver com as famílias e nossos jovens, tentando difundir a idéia que aquela bebida propagandeada é boa para o exercício físico, que melhora o desempenho.
Alguns atletas consomem álcool antes de eventos pelos efeitos ansiolíticos, ou por provável fonte de energia, tentando amenizar uma provável tensão pré-prova.
O álcool faz demorar o tempo de recuperação do organismo após uma atividade física, desencadeia a sudorese e a conseqüente desidratação, a fadiga e prejudica o estabelecimento de resultados.
O COI não considera o álcool droga proibida, nem dopante, porem ela é considerada de uso restrito sujeito a análise.
Há muitos anos atletas antes de Maratonas ingeriam álcool, destilados de frutas ou vinho, pois achavam que estas bebidas melhoravam o desempenho na prova.
O álcool e a atividade física não se coadunam, pois alem de distúrbios motores, alterações emocionais, também podem induzir a distúrbios hepáticos, levando com o tempo o desenvolvimento da cirrose hepática.
O consumo de álcool leva a hipoglicemia e também a hiperglicemia, dependendo do estado de jejum do corredor.
Atividades como corridas, natação, ginástica, futebol, que exigem tempo de reação, coordenação motora são prejudicados pelo uso do álcool de alguma forma.
Conclui-se então que o álcool é negativo durante e após atividade do atleta, prejudicando o rendimento físico e emocional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.