segunda-feira, 21 de março de 2011

Excessos anabólicos

A corrida de longa distancia pode provocar catabolismo muscular, quando feita de forma empírica, com quilometragens acima de 12 a 15 km em terrenos difíceis como montanhosos, acidentados, sinuosos, repetidas vezes sem a devida pausa de recuperação de um treino para outro.
O catabolismo muscular é o processo metabólico que ocasiona a quebra de substancias complexas para substancias mais simples.
Exemplificando: a quebra de proteínas do tecido muscular para a necessária obtenção de energia.
Basicamente o catabolismo destrói o anabolismo constrói, os principais fatores que induzem ao catabolismo muscular são treinos de forma excessiva, extenuante, alimentação inadequada, ingestão de bebidas alcoólicas e falta de repouso.
São os exemplos do catabolismo causando problemas para o corredor.
O processo anabólico fica evidenciado quando existe alimentação adequada e principalmente repouso constante.

O excessos na procura de uma situação anabólica levam o individuo a ingerir produtos inadequados  que podem conduzi-lo a situações de doping.

Muitos corredores sem informação alguma se dopam inadvertidamente, ao consumirem produtos lendo somente o rótulo e a embalagem, muitas vezes comprados em academias e pelo simples fato de terem orientações em inglês ou palavras com " fuel " " strong " etc levam o corredor a ingeri-los.

Todo corredor que quiser tomar um vitamina, um suplemento, deve fazê-lo orientado por um médico, preferencialmente da área do esportes.
Receita somente fornecida por médico, jamais por colegas, professores ou familiares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.