segunda-feira, 14 de outubro de 2013

hidratação

A ingestão de água é necessária para qualquer individuo,  principalmente para atletas de longas distâncias como maratonistas.
O atleta deve evitar ingerir água gelada, porém deve bebe-la a cada 20 a 30 minutos durante a corrida longa.
A água pode ser substituída por bebidas isotônicas, suco de laranja, suco de limão ou água de coco.
O fator mais importante não é apenas a reposição liquida, mas principalmente a reposição mineral.
Quando o atleta ficas exposto excessivamente ao Sol, ao calor pode levar a  insolação, mesmo em temperaturas não tão altas.
A sudorese dá inicio a tudo,  o suor é uma mistura de água e sal, quando a sudorese é mais intensa, nosso corpo tende a perder mais água do que sal, desta forma o liquido que banha as células fica hipertônico, aumentando a concentração de sal e as células começam a perder liquido enxugando-se.
Somente a reposição dos líquidos pode reverter a situação, como o sangue  circulante perde água e não pode hidratar as células, o hipotálamo acaba por não preceder o processo de mecanismo da sudorese aumentando a temperatura do corpo podendo chegar aos 40  gráus centigrados, surge o problema de uma alteração cardíaca que às vezes leva ao óbito.
A insolação ou intermação apresentam alguns sinais de alerta como:
sensação de calafrio pelo corpo
piloeração nos braços e no tronco
náuseas
pele seca
sensação de cabeça latejando
pernas bambas
falta de coordenação motora.
Por isto é muito importante durante as provas pedestres tão comuns no Brasil, a necessidade de prover os atletas com água durante.
É fundamental que durante as corridas longas a ingestão de líquidos seja constante, porèm tomando cuidados com a hiponatremia.
boas corridas para todos
Carlão - técnico de atletismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.