segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Osvaldo Soarez um grande campeão argentino

Este grande atleta corredor argentino foi campeão da São Silvestre por três vezes, 1958,1959,1960, na época Osvaldo Soares era o recordista continental dos 5.000,10.000 metros rasos, dos 15km e dos 20 km, das 10 milhas e da hora, veio para a São Silvestre de 1958 como a maior expressão do pedestrianismo da América do Sul, havia feito 48 provas e vencido as 48 provas.
Na São Silvestre de 1958, seu maior desafio era vencer o campeâo de Portugal, o incrivel Manoel Faria vencedor nos anos de 1956 e 1957 na distancia de 7.400m oficiais da São São Silvestre na época.
O duelo entre o argentino e o português foi bastanto intenso e Osvaldo Soares venceu nos últimos 200 metros estabelecendo a marca de 21m40s.3d, foi umas das corridas de SS mais disputadas, este campeão argentino venceu ainda nos anos de 1959,1960, tornando-se tri-campeão.
Já no podium em 1958, Osvaldo Soarez declarou: não tenho palavras, cheguei sózinho, é uma sensação inesquecivel a de bater grandes nomes do atletismo internacional, vindo de todas as partes do mundo. Acredito que tenha feito tudo para elevar o nome da minha querida Argentina, este foi o pensamento primeiro que me ocorreu ao terminar a prova, disse ele.
Osvaldo Soares era um pequeno empresario em Buenos Ayres no ramo de lavanderia e mesmo com toda sua responsabilidade profissional, treinava e era o grande campeão da época.
Ao começar escrever este blog, me veio a mente um  duelo entre Brasil e Portugal no ano de 1980 quando José João venceu o lider do Ranking mundial dos 10km Fernando Mamede, a emoção tambem foi indescritivel para o nosso atleta e para mim.
Em 1958 eu era um estudante de administração e com o exemplo deste grande campeão portenho tambem me aprendi o que era atletismo de fundo.
Boas corridas para todos.
Carlão - técnico de atletismo.
" No esporte não existem fronteiras, existe o respeito pelo adversário" Carlão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.