sábado, 2 de junho de 2012

terminologia

 Estamos nos aproximando de mais uma Olímpiada, e o atletismo é fascinante,  por isso mesmo que em todos o Jogos Olímpicos de Verão, é a modalidade que reune mais aficcionados, reune mais publico.
Recordo que nas Olimpiadas de Seoul em 1988, assisti as preliminares dos 100 m rasos e o Estádio Olímpico estava completamente lotado para ver as provas classificatórias, as disputas mesmo não sendo finais catalizam os interesses de todos.
A midia de maneira geral, é sabedora da importancia do atletismo, entretanto ele é tratado da mesma forma que modalidades como o futebol, onde os comentaristas divulgam termos totalmente errados em sua terminologia nas emissoras de televisão e rádio e os nossos jovens ouvem, captam e guardam.
Comentaristas e locutores esportivos no afã de chamar a atenção dos ouvintes e espectadores explanam jogadas, comentam resultados de forma vibrante e muitas vezes incorreta, devemos entender que o esporte é o caminho mais importante para a educação da nossa juventude e a lingua portuguesa acaba sendo colocada em um plano muito baixo, quando alguem comete excessos de linguagem.
Todos os dias lemos na internet, observamos nos noticiarios expressões que poderiam ser melhoradas.
Apenas no sentido de uma observação construtiva enumero algumas perolas da nossa midia que aliás deveria ser escrita media.( palavra oriunda de Portugal, o inglês fala midia mas escreve media ) sendo assim faço alguns comentários.
A Fabiana Murer ultrapassou o sarrafo, o termo sarrafo não se usa mais pois a Fabiana nossa campeã mundial ultrapassou a barra e não o sarrafo.
O goleiro  se esticou e jogou a bola para escanteio, corpo humana não estica ele estende.
O atleta pulou as barrreiras perfeitamente nos 110 m com barreiras,  o atleta ultrapassa e não pula, o atleta
corre sobre barreiras e não com barreiras.
O Usain Bolt queimou a largada, ele não queimou nada ele deu uma saida falsa.
O Ronaldinho arremessou a bola da lateral do campo, o certo é lançamento e não arremesso, vejam lançamento é um movimento natural e arremesso não, no atletismo não existe arremesso do disco do martelo do dardo e sim lançamentos, arremesso é sómente do peso, ou então o atleta flexionou a perna, ou o braço ele não vira a perna ou o braço, seu cotovelo flete não flexiona.
Apenas como colaboração estou fazendo este comentário pois também cometo deslizes em algumas das minhas explanaçoes.
boas corridas para todos.
Carlão - técnico de atletismo/assessoria em treinamento
" A variedade é o próprio condimento da vida/ é o que dá a ela todo o sabor que tem "
William Cowper 1731/1800 poeta da Inglaterra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.