sexta-feira, 1 de junho de 2012

auto estima x ansiedade

Os profissionais de Educação Física que pretendem alcançar resultados no que concerne a treinamentos, planejamentos, programas para resultados dos seus atletas devem dar uma especial atenção a um aspecto pouco lembrado, o nivel de comportamento dos seus atletas.
É de fundamental importancia o que se passa na cabeça do atleta, sua forma de pensar, suam maneira de agir, análise que deve ser feita tanto quanto para as pernas, folego, postura, desempenho.
a superação de alguns obstáculos físicos e psicológicos cria a possibilidade de elevar a auto estima, desta forma elevando o patamar e atingimento dos objetivos propostos, como tempo, distancia e a resposta positiva do que é solicitado no treinamento ou na competição.
A motivação para superar marcas resultados e desempenhos de toda a ordem depende da confiança que cada individuo tem em sí mesmo.
O simples fato do individuo saber que suas possibilidades são iguais ou melhores do que dos seus adversários, faz com que ela tenha a possibilidade de alcançar resultados significativos, no seu grupo social na sua equipe no seu meio familiar, com todo o positivismo o atleta adquire energia necessaria para atingir os objetivos propostos.
Sòmente supera obstáculos quem tem motivos para faze-lo, isto denominamos como uma auto estima saudavel, o atleta deve saber que satisfez suas necessidades internas, sabe qua não é inferior aos seu adversários, sente-se destacado e com fé acredita na sua força e capacidade.
A ansiedade é um grande problema para a maioria das pessoas, ela pode funcionar como uma alavanca para propulsiona-lo e levar-lo para ótimos resultados, ou tambem como um breque para desmotiva-lo.
Tudo isto não tem valor algum se o individuo tem baixa estima, não tem sonhos, desejos, ambições de felicidade de prazer, cabe ao treinador ao técnico sempre atuar como mola propulsora em direção as coisas positivas.
Nas olimpiadas vemos atletas se contentarem em almejar um bronze ou uma prata e afirmando que é o melhor que poderiam fazer ou farão, será ?
boas corridas para todos
Carlão técnico de atletismo e assessoria em treinamento.
"Essencialmente equilibrio:/Nem máximo nem mínimo" Orides Fontela 1940/1998 Poeta Paulista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.