quinta-feira, 10 de maio de 2012

Orientando a criança

O esporte em geral, é marcado pela imitação que a criança faz do seu idolo, os exemplos de grandes atletas fazem com que surjam campeões.
Na década de 80, inumeras crianças viram o Zé João vencendo por duas vezes a São Silvestre, batendo recordes brasileiros, muitos jovens da época passaram a correr fundo tentando seguir o exemplo do grande campeão, tentando imitar o João do Pulo no triplo, correr os 800m como o Cruz, da mesma forma que ultimamente muitas meninas querem imitar a Maurrem, a Fabiana, a Ana Claudia.
Este universo para o esporte é muito importante, daí surgindo a necessidade que os pais e  professores, entendam a necessidade de respeitar o crescimento da criança,  o perigo da especialização precoce que deve ser ressaltado e explicado aos pais.
Ficamos preocupados quando vemos  pais na beira do campo de futebol, de uma pista, na borda da piscina  gritando e muitas  vezes até esbravejando com seu herdeiro para que faça um maior esforço na competição, às vezes fora do limite da criança.
Com o devido respeito, pais que agem desta forma estão desrespeitando a criança no seu desenvolvimento físico e emocional, estão deseducando seu filho.
Os pais às vezes querem que a criança seja o atleta que eles não foram, o universo de uma criança deve ser respeitado, dentro dos seus limites.
A criança vai evoluir no esporte de acordo com a atividade física e emocional recebida, seus responsáveis devem deixar que a influência do educador físico seja realçada e prestigiada.
O caminho  que cada criança quer seguir no esporte deve ser criteriosamente analisado pelos pais e dada uma orientação ou sugestão sobre esta escolha  com equilibrio e bom senso.
O esporte bem praticado é o caminho ideal, é a bussola de uma boa criação para a criança e dependente exclusivamente do papai e da mamãe.
Boas corridas para todos
Carlão - Técnico de atletismo e assessor para treinamento
" Os homens são aquilo que suas mães fazem deles " Ralph Waldo Emerson 1803/1882  escritor americano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.