quarta-feira, 25 de abril de 2012

Refeições antes do treino ou das competições

Para quem corre a alimentação equilibrada é  fundamental, todas as pessoas devem ter o máximo de cuidado no que se refere a sua alimentação do dia a dia.
Tanto o treinamento como a competição, ambos possuem caracteristicas semelhantes embora o treinamento, não provoque esforços iguais aos da competição.
Nosso corpo é movido por alimentos que ingerimos que se transformam em energia, nos dando a possibilidade da prática da corrida e outros exercicios necessários para uma boa forma física e manutenção da saúde e também a nossa atividade profissional diária.
Para colaborar com nossos corredores embora não seja nutricionista, tomo a liberdade de dar algumas sugestões sobre a alimentação, aprendidas no dia a dia como técnico.
Primeiramente  amoldar as refeições objetivando os horários de treinamento e competição previstos. Alguns alimentos ficam em nosso estômago por muito tempo podendo nesta circunstância prejudicar sensivelmente o rendimento da corrida. Vamos a alguns exemplos : a carne, o arroz, o frango permancem sem ser digeridos totalmente por cerca de 2 a 4 horas no nosso estômago, carnes com gorduras, feijão ( tão necessário principalmente para as corredoras ) tem um demora de 4 a 5 horas para a disgestão adequada.
desta forma, a seleção de alimentos que vamos ingerir, deve ser muito criteriosa, antes de esforços físicos de longa duração, treinamentos fortes, o corredor deve procurar alimentar-se com carboidratos, pois eles são aborvidos melhor pelo organismo.
Alimentos com um percentual elevado de gorduras devem ser consumidos preferencialmente na hora do almoço.
O corpo deve sempre estar hidratado, então vejamos alimentos que possuem uma boa porcentagem de água:: as verduras possuem 90% de água, o leite cerca de 87%, os ovos 74%, a carne magra 60% de água as frutas no seu todo possuem cerca de 85% de água.
Mudanças bruscas no regime alimentar não são aconselháveis. Na maioria das vezes o corredor está com o estômago praticamente vazio antes da competição e do treino e nesta situação deve  evitar a glicose ou açucares de forma liquida, eles certamente causarão algum mal estar, estes alimentos devem ser ingeridos de 60 minutos a 80 minutos antes da corrida.
Minha sugestão é que antes de um corrida o atleta coma uma ou duas fatias de pão tostado, um caldo quente ou um chá pelo menos 60 minutos antes da competição.
Bebidas gasosas, esqueçam, todo o corredor deve entender seu corpo, seu físico sua mente como um aparelho de alto nível técnológico, desta forma todos os cuidados são necessários, para um bom desempenho.
A qualidade na alimentação é um dos principais fatores da educação do homem, como técnico de corredores de fundo sempre sugiro que em qualquer competição ou um treino mais estafante a ingestão de alimentos seja feita com 3 a 4 horas de antecedência. e alguns liquidos com uma hora de antecedência.
boas corridas para todos
Carlão - técnico de atletismo
" É preciso algo que nos preocupe/ para acabar com a monotonia " Mario Quintana 1906/1994, jornalista, poeta gaucho,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.