quinta-feira, 26 de abril de 2012

Flexibilidade prejudica o desempenho do fundista ?

Um dos aspectos importantes na economia de desempenho do corredor e sua flexibilidade. Os atletas são orientados em fazer alongamentos ( stretching ) antes de seus treinos e competições, a preocupação dos técnicos e atletas é a possibilidade das contusões pela falta deste tipo de exercicios, pois sem alongar o desempenho e a economia de corrida do corredor seriam afetados.
Algumas pesquisas mostram que ser menos flexivel é uma caracteristica positiva para a economia de corrida, entendem estas pesquisas que o corredor com menos flexibilidade, faz uma corrida mais economica que os corredore  mais descontraidos mais soltos.
Foi observado que corredores iniciantes e corredores de alto rendimento  na medida que a flexibilidade dos quadris do tronco e das pernas melhoram, a economia de corrida fica prejudicada.
Segundo estudiosos da mecanica de corrida, o corredor tendo boa flexibilidade nas pernas, nas panturrilhas (batatas das pernas ) precisa se esforçar muito para equilibrar suas articulações e guardar energia, desta forma é sugerido que o corredor seja menos flexivel e também menos rígido, quanto menos flexivel os musculos do tronco, mais estaveis serão os quadris e menos esforço muscular será preciso para impedir movimentos não adequados para o desempenho da corrida.
Segundo estes pesquisadores quanto menos flexibilidade o corredor tiver, menos esforço será necessário para manter o equilibrio do corpo e a distribuição da atividade das articulações mais envolvidas na corrida.
O treinamento a medida que se desenvolve faz com que a flexibilidade de algumas articulações seja reduzida.
Lógico que a flexibilidade é importante para alguns tipos de movimento  fazendo com que o corredor tenha um melhor desempenho
Qualquer tipo de movimento desnecessário, prejudica o rendimento, os quadris  em uma prova de fundo em uma maratona devem se mover harmônicamente, devido a isto o excesso de alongamentos (stretching) de forma indiscriminada pode prejudicar o equilibrio do corredor e aumentar a possibilidade da ocorrência de lesões, tornando a corrida anti-economica. A sugestão é de que o alongamento (stretching) não seja demasiadamente.
Os exercicios para se alongar não devem ser demorados com  no máximo 20 a 30 segundos cada um,  observamos atletas fazendo exercicios para se alongar demorando uma eternidade, isto não é aconselhável.
Sugiro que os corredores de maneira geral, procurem a melhor performance de forma equilibrada, quardando energias para correr longo.
PS: pesquisa feita " Runner´s World "
Boas corridas para todos
Carlão - técnico de atletismo
"Tudo deve ser feito de maneira mais simples possivel, mas não mais simples do que isso"
Albert Einstein 1979/1955 Físico Alemão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.