segunda-feira, 5 de março de 2012

Motivação

O corredor de longas distancias está sempre sujeito a motivações e fatores mentais que podem afetar sua performance.
O nosso cerebro está sempre no comando, ele regula, controla todos os sinais emitidos pelo corpo antes durante e após uma corrida.
Nosso desempenho é afetado pelo estado psicológico, expectativa, ansiedade, treinamentos afetuados, acreditar ou não no que vai fazer durante uma maratona por exemplo.
As mudanças da atividade muscular, ritmo, são os resultados do que o cerebro interpreta antes do atleta fazer um movimento ou ativar uma reação.
A interpretação dos sinais que o físico ativa com motivação, certeza  do como vai correr ou alterar o desempenho do corpo são os meios necessarios para mudanças que acontecerão mudanças estas que tem o "start" no cerebro.
Quando o corredor esta motivado, mesmo entrando em um estado de esgotamento físico ou fraqueza seu cerebro emite uma ordem que não é para desistir e continuar correndo, por maior que for o esgotamento.
Algumas vezes, o corredor sabe que vai ganhar um prêmio, uma medalha, um troféu, ou que uma pessoa que lhe é cara sentimentalmente, como filho, esposa, namorada, estão na linha da chegada isto faz com que seu cerebro determine que ele vá até o fim, até as últimas consequências.
Existem corredores que no limite maximo de suas reservas, conseguem se superar devido a sua grande motivação e vão ao extremo do rendimento físico.
Condições podem explicar também a determinação de um maratonista no seu limite máximo como a genética.
O corredor que sabe que treinou muito bem que sabe que seu desempenho na preparação foi muito bom certamente será um dos corredores que tentará ultrapassar todas a barreiras do seu desempenho físico.
Na verdade nosso corpo é comandado pelo cerebro, as condições motivacionais dada pelo técnico pelo personal são de profunda importancia no rendimento do atleta.
boas corridas para todos
Carlão- técnico de atletismo.
" a coisa mais fácil para o homem é equivocar-se " Madre Teresa de Calcutá 1910/1997 religiosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.