sexta-feira, 16 de março de 2012

Correndo bem sem imitar ninguém

Toda o individuo que começa a ter o vício da corrida, toda a pessoa que já esta dominada por suas encefalinas pelo " barato da corrida ", começa a ter propósitos ambiciosos na manutenção e treinamento, seus horizontes mostram em sua mente um "podium", "medalhas", " tempos melhores na corrida" sonhos de fazer uma maratona internacional com um tempo espetacular, fazer uma prova de rua e ser o grande destaque, se não der para ganhar os Jogos Olímpicos ( por que não?) ser o campeão do seu grupo de amigos, ser o idolo da sua familia, ser um bom corredor na São Silvestre (  sem fantasia que é ridiculo e de profundo mau gosto), mas correr bem a prova do dia 31 de dezembro de qualquer ano, talvez áinda deste ano.
Estes sonhos, que podem se tornar realidade ou não, fazem com que muitos corredores, comecem a exagerar, radicalizar em tudo, com o propósito de uma melhor " performance ', uns inclusive imitam a forma de viver de um campeão, e querem ser uma fotocópia do campeão.
O campeão que ele imita, não come carnes, pronto ele imita, o campeão somente se alimenta com frutas e legumes ele vai imita-lo, o campeão dorme 12 horas por noite, lá vai ele imita-lo, o campeão só faz sexo uma vez por ano, lá se vai o relacionamento com a esposa para o "brejo", enfim escrevi tudo isto para informar que para ser um grande atleta um grande campeão, voce não precisa radicalizar como um vegano maluco.
O individuo deve levar sua vida com normalidade, sem excessos,  como dizia São Francisco de Assis, "In medium virtus" a virtude está no meio, no equilibrio.
A condição genética, a cultura, a educação, o meio onde vive o atleta é de forma geral responsável por tudo o que vai acontecer.
Não procure imitar, copiar o que um campeão faz, seja autentico seja voce mesmo, os franceses tem uma frase muito interessante, Viva a Diferença, ( Vive la Difference ) e aí está o "pulo do gato".
Talvez alguma coisa que um grande idolo não faz, voce faça, ai esta a diferença e o verdadeiro campeão é voce, na sua autenticidade.
boas corridas
Carlão - técnico de atletismo
" O dia mais belo, hoje " Madre Teresa de Calcutá, 1910/1997 religiosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.