terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Estabelecendo um plano de treinamento

Ao se estabelecer um plano de treinamento o treinador, o técnico, o personal devem levar em consideração inúmeros fatores, todos eles muito delicados e responsáveis pelo sucesso ou não do plano de treinamento a ser colocado em prática.
Quando lemos revistas que falam de atletismo, de corridas, vemos que todas elas trazem planos, planilhas, aconselhamentos até de certa forma mirabolantes. Já vi em uma planilha de uma conceituada revista de corridas em que o  autor garantia que quem seguisse sua planilha  faria tempo X nos 10km e tempo Y nos 5km, na verdade grandes inovadores no treinamento  e até de certa forma inocentes e bastante criadores.
Para se estebelecer um plano de treinamento, não existe mágica, existe a ciência.
Sem querer ser o dono da verdade, mas alicerçado por quarenta anos na  "estrada" tomo a liberdade de tecer algumas considerações que acredito sejam muito importantes para a pessoa que vai estabelecer um plano, levando em consideração alguns fatores como:
idade do corredor, a preparação anterior desenvolvida, seu âmbiente familiar, sua vida e condição social, sua escolaridade, seu regime alimentar, suas horas de sono, seu "follow-up" médico enfim fazer uma entrevista com o corredor detalhadamente, e não simplesmente manda-lo correr de forma empírica.
Todo treinador, todo técnico todo " personal " deve ter um minímo de conhecimento de fisiologia e de psicologia principalmente para poder  adequadamente estabelecer um plano de treinamento.
Apenas como adendo sugiro orientar o corredor que seus treinos devem ser diários e duros ( neste caso sigo a escola portuguesa com o Prof. Moniz Pereira como mestre).
O atleta quando é muito novo deve evitar treinos aneróbios, o treinamento de "endurance" deve ser priorizado, objetivando melhorar a eficiência do sistema respiratório, ajustar a amplitude  das passadas, de ritmo, orientar para movimentos leves e soltos, dos braços das bochechas, das mãos.
Orientar o corredor sobre o piso mais duro que lhe proporcionará um melhor desenvolvimento, pois quanto maior for o atrito a superficie do piso melhor será a economia na corrida, a descontração permite uma melhor economia de movimentos.
Levar sempre em conta que mandar correr é muito facil, dar exercicios também, portanto o equilibrio no estabelecimento de um plano de treinamento é fundamental.

boas corridas para todos
Carlão técnico de atletismo
" O destino das nações depende de como elas se alimentam " Jean Anthelme Brillat Savarin 1755/1826
gastrônomo e politico francês;

Um comentário:

  1. Carlão, como eu tenho uma excelente memória, lembro de você, onde trabalhava na GE. Lembro-me de vc, da Nelzira, do Armando Cerchiari. Realmente, você era viciado em atletismo. É salutar saber que vc continua em forma.
    Abraços
    O velho Sergião

    ResponderExcluir

Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.