quinta-feira, 13 de outubro de 2011

QUEDA DE DESEMPENHO NA CORRIDA DO FUNDISTA

Inúmeras podem ser as causas da queda de desempenho do corredor de fundo, logicamente às vezes o corredor pode ter uma diminuição do desempenho por treinos inadequados,  alimentação não apropriada, vida social ou profissional descontrolada, ou até por hereditariedade
Entretanto a queda do desempenho na maioria das vezes deve ser atribuida ao overtraining (OVT) assunto que vez ou outra faço comentários.
Os principais sinais de entrada em estado de OVT podem ser:
Condições psicológicas como disturbios no humor, irritabilidade, depressão, às vezes total apatia, baixa estima, falta de concentração nas suas atividades.
Alterações no apetite, perda de peso, aneroxia nervosa, percentual de gordura corporal diminuida.
Padrão de sono conturbado: sono intermitente, sono não recuperador, súor durante o sono.
Condições imunológicas alteradas: infecções nas vias respiratórias.
Estresse físico:  diminuição nos níveis de endorfinas e encefalinas, fadiga intensa, demora na recuperação durante as pausas do treinamento.
Agressividade no relacionamento com colegas, outros atletas, dirigentes, familiares, baixa estima.
Durante uma corrida prolongada ou  na Maratona por exemplo, simplesmente parar mesmo não sentindo cansaço muscular, dores, simplesmente parar, totalmente sem motivação para correr.
È necessario que o treinador saiba das razões por uma queda de desempenho apresentada e de forma adequada fazer com que seu corredor se recupere.
Esta sindrome pode durar meses para apresentar uma recuperação positiva, portanto muito cuidado e atenção com seu atleta, seu rendimento pode estar caindo e não ser um desempenho devido ao treinamento.
boas corridas.
Carlão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.