sábado, 8 de outubro de 2011

Como atingir o objetivo do corredor

O atletismo, é sem dúvida nenhuma o melhor parametro para tudo. Trabalho como treinador há cerca de quatro décadas e esta pratica me fez observar corredores que passaram sob o meu treinamento.
Na década de 70/80 achei tão importante e necessária a evolução dos corredores de fundo que procurei pesquisar e me assessorar junto a psicologia, através do meu amigo  Mauro Lopes de Almeida psicológo do Centro Olimpico . Nossa pesquisa e resultados foram empolgantes, algumas conclusões foram delineadas.
 Um parametro importante que a prática me ensinou foi que independente da situação social do atleta, o fundamental é a total disciplina que ele deve possuir.
Caracteristicas como humildade, comportamento, instrospecção, observação, fazem do atleta um provável campeão, sem o item disciplina como o fulcro principal, voce não terá um campeão de verdade.
Quando digo campeão de verdade não é aquele atleta que consegue uma grande conquista, é o atleta que independente da conquista se mantem com as mesmas virtudes no comportamento.
Passaram pelos meus treinamentos centenas de atletas uns bons, outros ótimos, outros péssimos, mas sem dúvida alguma os que mais se realçaram tanto no esporte como na sua vida particular foram aqueles que demonstraram disciplina em tudo o que faziam.
Sempre fui titulado com " sargentão, quebrador de atletas, quadrado e por aí afora. Mas sinto-me recompensado pois nunca atleta nenhum meu, teve contusões e os nossos resultados foram impares.
Comparo sempre o bom atleta não como um carro de "formula 1", mas comparo o bom atleta como um "fusquinha", o carro " formula 1" sempre tem que ir ao "pit stop" para verificações e acertos o " fusquinha " roda o mundo sem nada de problemas.
O bom atleta não é aquele que raramente se machuca, o bom atleta é disciplinado desde o ínicio.
Por volta do ano de 1976, fui com minha equipe correr uma prova em Brasilia, eram 5 atletas, ficamos em um alojamento muito simples. Fiz um rodizio de atividades para os atletas, no alojamento, no primeiro dia coube a um deles, limpar a privada, varrer e manter o asseio do alojamento, o atleta sorteado foi o José João da Silva, que tornou-se inúmeras vezes o melhor brasileiro na São Silvestre, duas vezes campeão e mais 5 podiuns, atleta brasileiro na Olimpiada de  Los Angeles, seleções brasileiras em Mundiais, Pan Americanos, ele humildemente, fazia o serviço recomendado.
Tenho certeza se tivessemos hoje  que estar em um alojamento como estivemos, ele sem dúvida alguma faria o mesmo trabalho, pois como atleta campeão, tinha todas as caracteristicas que citei acima, o mesmo aconteceu com José Antonio Ferreira (Ferreirinha) o Moacir Marconi ( Coquinho ) o Amilcar Segio Alves da Silva ( Amilcar ) Rosa Maria (Rosinha) Sonia Maria ( Soninha) todos eles excepcionais fundistas que em muitos anos de treinamento jamais chegaram atrasados em um treino síquer, com alto nível de comportamento
O atleta iniciante, que se apresenta para treinar, deve acima de tudo ter uma disciplina espartana  pois sem ela qualquer outra caracteristica vai derruba-lo no futuro, vai derrota-lo.
Dou um conselho aos treinadores que estão iniciando esta ardua carreira, não tenham receio de serem criticados por serem disciplinadores.
boas corridas
Carlão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.