sábado, 28 de maio de 2011

Treinar é coisa séria

Normalmente em todas as atividades existe a necessidade de treinamento, quando treinamos, podemos executar aquilo a que nos propomos de forma mais perfeita.
Existe a necessidade de treinamento para se chegar a perfeição, ao melhor desempenho, no atletismo de forma geral, atingimos a melhor performance através das repetições dos exercicios, de arremessos,  de lançamentos, nas corridas, nos saltos.
Um músico um "virtuose" um cantor lírico, um pianista, um violinista, depende necessariamente de treinamento para a execução daquilo em que  são profissionais ou amadores, a interpretação melhor de uma partitura, depende de treinamento.
Um ginasta, um trapezista, um barreirista, um maratonista, enfim todos os atletas necessitam de treinamento para fazer bem naquilo que querem melhorar.
No caso especifico de um corredor de maratona, de um fundista o treinamento mais adequado vai leva-lo a melhor performance. Este treinamento depende dos kms corridos, de repetições de percursos, de números incontáveis em uma pista de 400 metros, das montanhas das estradas.
Tudo isto associado ao detalhe muito importante do treinamento, a  períodização, o cuidado na divisão dos treinos, o cuidado nas  repetições nos tiros de 200m, 400m, 600m, 1000m, 1200m, dos indefectiveis "fartleks"
O corredor, o atleta não deve submeter-se a treinos de forma aleatória, como por exemplo  o "follow-up" de planilhas divulgadas em revistas de corridas, onde prometem ao corredor atingir resultados, caso sigam os tempos propostos nestas planilhas, caso façam a quilometragem ali escrita. Planilhas feitas para quem quiser ler, seja quem for, como se o individuo, não possa ter um mal estar antes do treino programado, uma dôr de barriga na hora do treino, quando o corredor segue uma planilha ele não tem contato com que a escreveu, não pode dizer a quem escreveu que esta com um problema particular, que está com problemas para serem resolvidos, enfim não pode mudar o que está escrito, que sómente consegue correr 1000 metros para 6:50 a 7:00 e não 4:00 a 4:20 como sugerido
Sou visceralmente contrário a treinamentos feitos com planilhas, pois alí não existe o "olho no olho", a queixa, a reclamação, exposição do que o corredor esta sentindo.
Um dia destes lendo uma planilha, observei que seu autor preconizava X tempo para os 10 km, X tempo para os 5 km, caso o interessado acompanhasse a planilha, um absurdo.
A presença do treinador, do técnico, pelo menos uma vez por semana para "discussão" o celular do professor são indispensáveis, para que repetições, periodizações, tipo de terreno  e demais  problemas sejam discutidos.
Treinar é uma atividade séria e importante, o técnico é fundamental, e sua responsabilidade muito grande.
Os itens como pausas, alimentação, velocidade, educativos de corrida, resistencia, força, condições psicológicas, disciplina devem fazer parte do conhecimento de quem dá treinamento.
Por fim escrevendo sobre treinar sugiro que tomem cuidados com planilhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião e participe desta jornada pela saúde.